14 Maneiras de utilizar o Instagram para promover seu restaurante

Configurar uma conta do Instagram para seu restaurante não somente permite que você compartilhe imagens sedutoras da sua comida, mas cria um espaço para você interagir com seus consumidores antes e depois de eles deixarem o seu estabelecimento. E a melhor parte? Essa é uma estratégia de anunciar seu restaurante e seu aplicativo desenvolvido pela Cliente Fiel de forma 100% gratuita. Confira a seguir dicas de como tirar o máximo de proveito do Instagram para promover seu restaurante.

Seja pesquisável e compartilhável

Selecione um nome de usuário do Instagram facilmente reconhecível e utilize palavras-chave relevantes para o seu tipo de negócio no seu perfil, para ajudar a aumentar sua aparição nos resultados de pesquisa dos mecanismos de busca como o Google. Utilize hashtags para que os usuários te encontrem, e certifique-se de torná-las relevantes – esse ponto será abordado de forma mais detalhada logo à frente.

Exiba mais que apenas sua comida

Há mais coisas em uma experiência de jantar além do que você coloca no prato do cliente. Existe a atmosfera do ambiente, equipe amigável, coquetéis da casa, eventos especiais, Buffet e sua visão geral do restaurante. Claro que você também deve mostrar sua comida no Instagram. Você não precisa criar necessariamente um cardápio online, mas sim mostrar seus melhores pratos.
Uma combinação de ótimas fotografias da comida em si, pessoas curtindo os coquetéis e se divertindo no seu restaurante, novas opções de bebida e comida, garçons e garçonetes sorridentes, chefs trabalhando e eventos especiais no seu estabelecimento compreendem uma experiência online onde potenciais consumidores podem ter uma idéia de como eles vão aproveitar o seu restaurante.
Notas: quanto às fotografias de consumidores aproveitando seu estabelecimento, sempre peça autorização antes de publicar. Também se certifique de sempre mostrar sua equipe utilizando-se de práticas de segurança alimentar, como o uso de luvas/toucas, para evitar comentários negativos relacionados à manipulação de alimentos de forma não sanitária.

Aprimore a qualidade de suas fotos

Utilize uma câmera digital comum (de qualidade) ou até mesmo a câmera do seu celular para tirar fotos ao invés do aplicativo próprio do Instagram. Embora o aplicativo seja conveniente, ele não vai lhe fornecer fotografias de alta qualidade. Além disso, outra das vantagens de utilizar câmeras alternativas inclui o uso de algumas características, como o zoom óptico. Depois de tirar as fotos, utilize o aplicativo do Instagram para acessar o arquivo e tire vantagem de suas ferramentas versáteis de edição de fotos.
Programaconsumer tem um artigo: Como fotografar os pratos de seu restaurante com o celular e publicar nas redes sociais, leia depois e veja como você mesmo pode fazer suas fotos e publicar elas online nas principais redes sociais.

Narre uma história com as fotos
As fotografias podem contar uma história – basta incluir uma legenda básica. Você pode explorar, por exemplo, o progresso de um projeto de remodelação do restaurante, um grande evento de Buffet ou até mesmo o dia-a-dia de seu restaurante. Utilize as publicações no Instagram para contar às pessoas a história de sua empresa, trabalhos de caridade ou eventos especiais.

Publique fotos com regularidade

O Google adora publicações das mídias sociais, e o compartilhamento pode aumentar o SEO do seu website. Todo restaurante precisa de um site com cardápio, direções, informações de contato e um bom conteúdo. Você pode compartilhar as suas publicações do Instagram lá e vice-versa. O que o Google não gosta é de um despejo de conteúdo. Ao invés disso, construa sua presença no Instagram gradualmente. Poste uma foto por dia ou algumas por semana, e, antes que você perceba, você terá um impressionante álbum de fotografias virtual.

Utilize o recurso de incorporação do Instagram

Ainda falando sobre websites, agora você pode adicionar fotos e vídeos no site ou blog de seu restaurante, mesmo se você não entender nada de códigos HTML. O Instagram passou a oferecer um recurso de incorporação de fácil uso: você só tem que copiar e colar o código da foto do Instagram para facilmente colocar a imagem no seu site ou blog.

Utilize geotags e hashtags

As geotags são informações incorporadas nas imagens que revelam onde as fotos foram tiradas. Você pode desligar essa funcionalidade na câmera do seu smartphone, mas nesse caso, vale à pena deixar essa ferramenta ligada, pois o Instagram permite que usuários que estejam pesquisando algo relacionado a restaurantes, dentro da sua área de alcance, encontrem o seu estabelecimento.
Você também pode (e deve) usar as hashtags para promover o seu restaurante. Você pode levantar algumas hashtags básicas, como #NomedoSeuRestaurante, assim como para eventos especiais como #QuintadoRodízio ou que sejam relacionadas com comidas e bebidas que estão na moda. Criar uma hashtag única envolve a geração de um nome memorável. Escolha uma palavra ou frase curta que se relacione ao seu restaurante ou o tipo de culinária com o qual você trabalha e que seja fácil de pronunciar (e escrever). Veja algumas dicas de como utilizar as hashtags:
  • Divulgue a principal hashtag do seu restaurante no seu website, publicações de blog, anúncios, panfletos e nas suas páginas de redes sociais.
  • Envie informações sobre sua hashtag para pessoas que façam parte do programa de fidelidade do seu restaurante e para aqueles que participem da sua lista de e-mail e
  • Utilize sua hashtag única em todas as suas publicações no Instagram – por exemplo, #NomedoSeuRestaurante.

Introduza hashtags no seu cardápio impresso
Considere imprimir o seu nome de usuário do Instagram e Twitter diretamente no cardápio do restaurante. Dessa forma, os clientes precisarão somente olhar para o cardápio pra começar a participar de uma experiência interativa digital enquanto aprecia seu estabelecimento. Pense também na possibilidade de exibir seus perfis sociais em sinalizações nas calçadas em frente ao seu restaurante, para aqueles que passam na porta.
É claro que você deve ter em mente a sua clientela na hora de integrar as mídias sociais no plano de marketing do seu restaurante. Enquanto restaurantes casuais e de serviço rápido (como fast foods)tendem a atrair uma população mais jovem e amigável com o conceito de hashtags, um estabelecimento mais fino com uma base de clientes mais velha pode não ser o melhor local para imprimir suas contas das redes sociais diretamente no menu.

Compartilhe através de outros canais

A qualquer momento que você criar uma publicação em uma mídia social, seja ela no Instagram, Facebook, Twitter ou Youtube, certifique-se de compartilhá-la através de todos os seus outros perfis nas redes sociais. É justamente neste instante que as hashtags podem entrar em ação e criar continuidade entre essas publicações.

Mantenha suas publicações do Instagram em conformidade com o Twitter

Escreva as descrições de suas fotos do Instagram pensando na contagem de caracteres permitida pelo Twitter (140 caracteres). Uma descrição mais longa que isso pode ser cortada se alguém compartilhar uma de suas imagens no Twitter.

Interaja com seus clientes e recompense-os

Utilize concursos no Instagram para promover seu restaurante. Bons prêmios – como vales ou refeições gratuitas, por exemplo – encorajam as pessoas a engajar ativamente com sua marca. Exemplificando, você pode oferecer uma refeição grátis para a melhor fotografia tirada no seu bar ou em frente ao seu restaurante. Ou então, oferecer aperitivos e bebidas gratuitos para uma foto temática sobre um feriado por vir.
Melhor ainda, você pode definir como regra do seu concurso utilizar uma hashtag relacionada com sua marca ou com um link para sua conta. As publicações de concursos podem gerar bastante publicidade gratuita, que pode trazer novos seguidores online e novos clientes para seu restaurante. As possibilidades são infinitas, e quanto mais as pessoas compartilharem suas publicações promovendo seu restaurante entre as mídias sociais, sem custo associado a você, melhor.

Peça a opinião de seus clientes

Você está oferecendo um novo sabor de sorvete, nova bebida ou novo prato? Peça para que seus consumidores te ajudem a dar um nome para essa novidade! Ao alistar os seus clientes no processo, eles se sentirão compelidos a continuar seguindo você para ver qual será o resultado final desta iniciativa.

Crie oportunidades para seus clientes tirarem fotos

Nem toda foto tirada no seu restaurante tem que ser focada em comida. Você pode ter sucesso criando uma oportunidade única para seus consumidores fotografarem no seu estabelecimento.  Seja uma toalha de mesa de papel que os clientes podem colorir ou uma estátua descolada, essas peculiaridades permitem que seus consumidores criem uma ligação emocional adicional com seu restaurante. Além disso, faz com que eles tirem mais fotos e compartilhem suas experiências pessoais com seus amigos no Instagram.

Tire vantagem dos vídeos no Instagram

A opção de publicar vídeos no Instagram permite que você leve a interação com seus consumidores um passo adiante. Destaque seus pratos especiais, equipe e clientes com essa ferramenta bastante popular! Veja a seguir algumas idéias de como você pode usufruir melhor desse instrumento:
  • Desarrolhe uma garrafa de vinho, despeje numa taça e eleve-a para saudar o fim de semana.
  • Introduza seus clientes ao seu chef trabalhando na cozinha.
  • Peça avaliações e comentários para seus clientes (obtenha permissão antes de publicar esse tipo de vídeo!).
  • Mostre uma tomada do “antes” dos ingredientes, o processo de preparação da comida e o prato final sendo servido.
Dicas infalíveis para tirar as melhores fotos para o Instagram
Anteriormente, afirmamos que trabalhar com o Instagram pode ser mais fácil que utilizar o Twitter para o marketing do seu restaurante. Isso continua sendo verdade, no entanto, embora fotografar seja mais fácil que escrever, ainda assim é preciso tomar certos cuidados. Mais do que é isso, é justamente o cuidado extra com a fotografia que pode elevar seu restaurante a outro patamar. Confira as dicas a seguir e mostre aos seus potenciais clientes o que seu restaurante tem de melhor:
  • Cuide da iluminação: quando você for mostrar as entradas da casa, por exemplo, a última coisa que você quer é uma imagem pálida e desbotada. Portanto, evite utilizar o flash e luz dura vinda do teto. Ao invés disso, tire as fotos próximas a uma janela ou fonte de luz suave, para uma aparência mais natural do prato.
  • Crie ação com simples acessórios de cozinha: assim como na indústria da moda, a comida também faz uso de apetrechos! Nas fotos, utilize hashi (pauzinhos) próximos ao sushi, ou uma colher próxima a uma tigela de sopa. Adicione uma peça de talher para um prato chapeado. Aumente o drama de uma simples taça de vinho mostrando o abridor de garrafas e a garrafa em si, ou então adicione um toque a uma bebida colocando cubos de gelo e salpicos de água em torno do vidro do recipiente.
  • Adicione textura: quando estiver fotografando uma comida com uma textura “mole” (assim como sopas, ensopados, ou sorvete), adicione uma guarnição que fique em contraste com a cor e a textura do prato principal, para adicionar uma dimensão mais definida para a foto. Frutas brilhantes são um grande destaque para gelados e sorvetes, enquanto acompanhamentos de um verde vivo, como salsinha, dão uma boa dimensão para sopas.
  • Filtre as imagens com aplicativos fáceis de usar: um pouco de filtro ajuda bastante no aprimoramento da qualidade de suas imagens. Aplicativos como VSCO e Camera Plus são ótimos para editar fotografias, incluindo recortes e modificação de cores. Você pode utilizar também o PicFrame e A Beautiful Mess, que permitem que você adicione figuras e molduras na suas fotos. Já o Whitagram adiciona um contorno branco nas fotografias. O Pic Stitch e Diptic permitem que você crie uma colagem de fotos. São inúmeras opções de aplicativos, portanto, experimente alguns e utilize seus preferidos.
  • Fuja dos enquadramentos padrões: livre-se das fotografias comuns tiradas de frente com foco central, e use a regra dos terços para criar imagens intrigantes. Para isso, imagine sua foto sendo dividida em nove partes iguais (3×3 quadrados, horizontais e verticais) e tire a fotografia num ângulo que deixe o foco da sua imagem em uma das quatro interseções dos quadrados, como mostrado logo abaixo. Assim você garante uma imagem mais balanceada e visualmente atraente aos olhos.enquadramento-instagram
Quanto tempo vai levar para você ter resultado com o marketing realizado no Instagram?
Então, pelo fato de o Instagram ser gratuito, como todas as outras redes sociais, levará tempo até que você tenha um resultado definitivo. Mas ainda assim, você demandará muito pouca manutenção para um ótimo retorno. Em muitos casos, você estará simplesmente deixando que os consumidores façam o trabalho para você – como tirar fotos do seu restaurante e compartilhá-las nas redes sociais.
Tenha em mente que durante a execução do marketing nas mídias sociais, seja pelo Instagram ou Facebook, ou em qualquer outro site por aí, as redes sociais vão te ajudar a trazer os consumidores à sua porta, mas somente boa comida e um bom serviço de atendimento farão com que os consumidores retornem ao seu restaurante.
Se você busca por resultados mais rápidos, você tem que estar disposto a pagar. A maioria das redes sociais, incluindo o Instagram, possui sistemas de anúncios pagos que podem te ajudar a alcançar pessoas mais rapidamente. Aliás, vale dizer que a publicidade digital é o futuro, pois alcança um número muito maior de pessoas a um custo muito menor, enquanto garante engajamento entre sua empresa e seus clientes.
Conclusão: o Instagram é uma ótima maneira de mostrar o melhor do seu restaurante para potenciais clientes
Os restaurantes ganham em cima de uma pequena margem de lucro, que contempla entre 10% a 20% por conta. Por esta razão, pode ser difícil encontrar espaço no orçamento para o marketing. Contudo, a proliferação da mídia social pode ser uma bênção para seu negócio.
As redes sociais para restaurantes são uma oportunidade de baixo (ou zero) custo para promover seu negócio sem chegar no seu limite. Existem muitas ótimas opções de mídia social a sua escolha para fazer o marketing do seu restaurante, mas uma que é particularmente perfeita para essa indústria é o Instagram.
O Instagram é uma das melhores redes sociais para ingressar nesse tipo de marketing, porque é um canal impulsionado por imagens ao invés de por texto – o que chama muito mais atenção. Além disso, pode ser difícil sentar e escrever um blog ou pequeno parágrafo de 140 caracteres para publicar no Twitter, enquanto tirar uma fotografia e definir uma descrição e uma hashtag pode ser feito rapidamente, deixando um grande impacto com nenhum gasto virtual.
Essa rede social oferece maneiras surpreendentemente simples de fazer o marketing de restaurantes, culinária e eventos. As pessoas irão re-publicar fotos e vídeos que elas gostarem, logo as publicações de restaurantes desfrutam de um alcance de marketing maior. Incentivar que seus clientes publiquem coisas relacionadas a seu restaurante no Instagram os mantém leais, engajados e promovendo ativamente (e indiretamente) seu restaurante.
O Instagram é claramente a melhor forma de realizar um marketing de mídia social efetivo. Utilizar o Instagram efetivamente é garantia de atrair mais clientes, não importa se você está tirando suas próprias lindas fotos para anunciar ofertas especiais ou encontrando maneiras de fazer com que seus consumidores estejam mais envolvidos diretamente com suas publicações.
E você, já utiliza o Instagram para promover o seu restaurante?
Conte-nos suas experiências na seção de comentários logo abaixo!

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