5 Idéias de Marketing de Conteúdo para Restaurantes
“O marketing de conteúdo é mais do que um blog ou uma conta de redes sociais. “
Diferencie o seu restaurante da concorrência com uma estratégia de marketing de conteúdo. Use esta estratégia para organizar suas idéias de marketing de conteúdo.
Claro, a maioria dos restaurantes tem uma página no Facebook, uma página do Twitter, um site e um blog, e talvez até uma página do Instagram. No entanto, a maioria dos proprietários de restaurantes não alavancam suas idéias de marketing de conteúdo com uma estratégia de marketing de conteúdo. Aqui é onde você pode entrar e separar seu restaurante.
Gary Vaynerchuk disse: “Conteúdo é o rei, mas a distribuição é a rainha, e ela dirige a casa.” É óbvio que os restaurantes criam conteúdo, mas é como eles distribuem isso realmente.
Quando você alavanca seu conteúdo, você usa cada peça que você criou de várias maneiras para obter o maior retorno de investimento de cada um dos itens. Seu conteúdo deve ser entregue de forma nova, interativa e em múltiplos canais. Mantenha seu conteúdo em movimento e seu restaurante ganhará seguidores mais leais.
À medida que mergulhamos em cinco idéias de marketing de conteúdo para restaurantes, é importante lembrar que você precisa de uma estratégia – uma que lhe permita curar conteúdo de uma avenida para outra.
Também vale a pena notar que o marketing de conteúdo efetivo é mais do que um blog ou uma conta de redes sociais. Está vendendo seu negócio através de avenidas não tradicionais. É compartilhar e publicar conteúdo para adquirir e reter clientes.
O marketing de conteúdo cria interesse em seu restaurante em formas divertidas ou educacionais que permitem que você atinja seu mercado-alvo, tudo sem vender nada. Isso ajuda você a construir uma base sólida de clientes fiéis.
Ao ler essas cinco idéias de marketing de conteúdo para restaurantes, lembre-se de integrá-las em sua estratégia global de marketing de conteúdo e certifique-se de alavancar o conteúdo em vários canais.
Idéia # 1: crie vídeos para ganhar dinheiro
Seu restaurante precisa de seu próprio canal do YouTube para que você possa criar uma série de vídeos, tanto curtos quanto longos, para publicar e compartilhar. Você pode compartilhar vídeos de eventos em seu restaurante, seu chefe em ação, depoimentos, dicas de culinária, demonstrações de culinária, bios de funcionários e muito mais.
Outra ideia para vídeos – vá para as ruas. Explore o bairro ao redor do seu restaurante e pergunte às pessoas sobre seu restaurante ou comida em geral. Estes podem acabar como vinhetas humorísticas do YouTube.
Se você criou alguns vídeos e postou no YouTube, é hora de aproveitar seu conteúdo. Como?
- Concentre seu marketing por e-mail em torno de seus vídeos do YouTube e faça um link para eles.
- Promova vídeos em seu site e blog.
- Poste-os no Facebook.
- Se forem curtos (pense 15 segundos ou menos), você pode publicá-los no Instagram. Ou, você pode compartilhar um pequeno clipe e link para o vídeo completo em seu site.
Idéia # 2: compartilhe suas receitas em plataformas
Parece um pouco louco, certo? Uma parte crítica do marketing de conteúdo é compartilhar seus conhecimentos. Isso mostra aos seus clientes que você se preocupa com eles e deseja compartilhar sua sabedoria culinária. O compartilhamento de receitas dá um pouco aos seus clientes e permite que eles saibam que você confia neles com suas receitas.
Muitos de seus clientes simplesmente serão felizes por terem compartilhado com eles, enquanto muitos acharão a receita muito complicada, e eles não poderiam fazer isso por conta própria. Essas pessoas também estão felizes, mas estão bem com o retorno ao seu restaurante para comer sua refeição preparada com habilidade.
Embora possa ter medo de seus concorrentes roubarem suas receitas, você pode manter suas receitas mais especiais secretas e compartilhar as básicas.
Ao compartilhar receitas, aproveite todos os seus canais de conteúdo disponíveis, incluindo site, boletim de e-mail e redes sociais, ligando para frente e para trás para obter pessoas no seu site.
“Curate conteúdo em todos os canais de comercialização disponíveis para criar uma conversa. ”
Idéia # 3: crie uma aplicação móvel para conteúdo acessível
O conteúdo móvel é mais importante do que nunca. Na verdade, de acordo com estudos recentes , o design do site e o marketing pore-mail devem ser projetados para a experiência móvel primeiro. O que isso significa para o seu restaurante? Isso significa que você pode se separar de seus concorrentes com conteúdo móvel em seu aplicativo.
Smartphones e tablets são o primeiro lugar onde seus clientes lidam com a busca de informações on-the-go. À medida que você trabalha com essas idéias de marketing de conteúdo, leve em consideração o aplicativo móvel. É uma ótima maneira de garantir que seu conteúdo esteja entrando nas mãos do diner, fornecendo ferramentas e informações.
Você pode fornecer receitas, vídeos, dicas de culinária, promoções e muito mais em seu aplicativo para dispositivos móveis.
Idéia # 4: use um tema para dirigir o conteúdo
Escolha um tema mensal ou trimestral para impulsionar o seu marketing de conteúdo. Considere este estudo de caso de um restaurante take-out Pittsburgh.
Este restaurante serve apenas cozinha de países com os quais os Estados Unidos estão em conflito. Todo o restaurante e a cozinha mudam dependendo do conflito. Por exemplo, a cada quatro meses eles mudam seu tema. Um mês, eles serviram comida venezuelana. Eles usaram invólucros de alimentos para educar os consumidores sobre os detalhes do conflito. Eles criaram uma estratégia de marketing de conteúdo usando um calendário editorial e alavancaram seu conteúdo com seu menu, sinalização, envoltórios de alimentos, blog, mídias sociais e muito mais.
Você não precisa tentar algo tão drástico, mas você pode trabalhar a idéia de conteúdo orientado por tema para o seu restaurante com um novo item de menu. Promova-o em qualquer lugar que você puder. Com uma idéia como essa, seu blog é um bom lugar para começar o conteúdo, e tudo o mais pode resultar disso.
Pense em um microsite dedicado ao seu tema. Imagine o conteúdo que você pode criar a partir do seu tema e use para dirigir negócios para o seu restaurante!
Ideia # 5: preencha Instagram com fotos de rega de boca
O Instagram provou que está por perto. É um ótimo lugar para o marketing de conteúdo do restaurante porque imagens visuais de comida podem atrair clientes. Tente publicar suas imagens uma hora ou antes das refeições para um soco adicional.
Com o Instagram, você pode rapidamente adicionar fotografias e compartilhar imagens de seus alimentos com água na boca. As pessoas percorrerão seus feeds e verão suas imagens de alimentos, tornando-as com fome. A coisa mais importante a lembrar com Instagram é atribuir as responsabilidades fotográficas a alguém que tira boas fotos. Você pode usar os filtros do Instagram, mas você deseja garantir a consistência fotográfica.
Como o Instagram é um aplicativo social que vive inerentemente no celular, é importante conectar contas sociais para tirar o máximo proveito do seu marketing de conteúdo. Você pode vincular Instagram às suas contas do Twitter, Facebook, Foursquare, Tumblr e Flickr.
Use hashtags de categoria e @mention para criar uma conversa na sua área de legendas. O subtítulo é o texto de um tweet, e os arquivos de aplicativos do hashtags e @mentions em conformidade.
Conclusão
Quaisquer estratégias que você escolher, lembre-se de começar com uma estratégia completa de marketing de conteúdo. Conheça seu público e crie um calendário de conteúdo que inclua suas táticas, como blogs, vídeos, webinars, podcasts, mídias sociais e muito mais. Depois de publicar e promover seu conteúdo, não se esqueça de medir para que você saiba o que funciona bem para a próxima.
róxima.
Quem somos