6 motivos para ter um aplicativo próprio para delivery
Mais do que nunca, o serviço de entrega faz parte do “kit de sobrevivência” das empresas do ramo alimentício. Com a chegada dos marketplaces como iFood, Uber Eats e afins, uma dúvida acaba surgindo entre os donos dos estabelecimentos. Será que vale a pena ter um aplicativo próprio para delivery? A resposta é sim!
Neste artigo, vamos explicar como funciona um app próprio para restaurantes e lanchonetes e quais as principais diferenças entre ele e um marketplace.
Em seguida, listaremos 6 motivos que provam que ter um aplicativo próprio para delivery pode ser o que faltava para alavancar o seu negócio. Confira!
Como funciona um aplicativo próprio para delivery?
A função principal de um aplicativo para delivery é proporcionar um atendimento virtual de qualidade para os clientes. Para isso, ele pode contar com diversas funcionalidades que visam facilitar tanto a vida do cliente quanto dos funcionários da empresa.
Cada estabelecimento tem as suas particularidades e, por isso, contará com elementos distintos em seus aplicativos, para deixá-los mais adaptados à marca e à clientela.
Contudo, existem funcionalidades que são indispensáveis para todos, tais como:
- cardápio digital;
- atendente virtual;
- pagamento online;
- gestão de pedidos;
- gestão de entregadores.
Aplicativo próprio ou marketplaces?
Um questionamento bastante recorrente entre os empresários do setor é: por que investir em uma app próprio para delivery se posso cadastrar meu restaurante o iFood, 99 Food, Rappi entre outros?
Bom, a primeira resposta é: porque todos eles cobram uma taxa que pode afetar consideravelmente a sua margem de lucro.
Os marketplaces em alimentação são muito importantes pois ajudam na captação de novos clientes. Muitas pessoas têm pelo menos um deles instalado em seus celulares e podem encontrar sua loja de forma simples e fácil. Assim como também encontra seus concorrentes diretos, o que é outro ponto de atenção.
Dessa forma, a melhor estratégia não é optar por um ou outro, mas combinar os dois canais para extrair o melhor de cada um deles.
Como o aplicativo próprio pode ajudar o seu negócio em tempos de crise?
Desde 2020 o mundo inteiro está passando por sua pior crise da história. No casos de pequenos negócios, qualquer abalo na economia gera grandes impactos e incertezas.
A saída encontrada para a sobrevivência de muitos foi migrar para o atendimento em delivery, e com a ajuda de um aplicativo próprio, essa iniciativa pode se tornar ainda mais vantajosa, como vemos na lista de motivos abaixo.
1. Automatização do atendimento
O atendimento é um dos pontos mais críticos de um estabelecimento do setor alimentício, pois é o primeiro item que será avaliado pelo cliente, antes mesmo de fazer uma compra.
O atendimento automatizado garante mais agilidade e precisão e, normalmente, a pessoa busca por comida quando já está com fome, logo ela tem pressa.
Com o aplicativo próprio é possível personalizar o atendimento e mesclar o uso de um atendente virtual com o atendente humano, utilizando o primeiro para filtrar os pedidos e responder as dúvidas mais recorrentes e o segundo para casos mais específicos que requerem uma intervenção.
2. Fidelização de clientes
No setor alimentício, a fidelização de clientes é mais importante do que a captação de novos. Isso acontece por 2 motivos principais.
O primeiro é porque cada pessoa pode comprar seu produto várias vezes ao longo do mês, se assim ela desejar. O segundo é porque um cliente fidelizado promove gratuitamente a marca e atrai novos clientes.
Em ambos os casos, a empresa consegue manter um bom volume de vendas ao longo do mês sem precisar aumentar seus esforços na captação, ou mesmo se tornar tão dependente de novos clientes para a manutenção do negócio.
3. Zero custos com comissões
Como dissemos anteriormente, o principal ponto negativo de utilizar um marketplace para delivery é o pagamento das comissões.
Essas empresas precisam dela para entregar toda a facilidade que entregam, mas essas taxas podem ser um pouco salgadas demais para alguns negócios.
Com o aplicativo próprio não existem essas taxas, o investimento se concentra no desenvolvimento. Mesmo que seja preciso pagar por algum tipo de manutenção, o valor pago é infinitamente menor e não fere tanto a lucratividade do negócio.
4. Fortalecimento da marca
O aplicativo próprio para delivery ajuda a fortalecer a marca perante o mercado e clientes, afinal, uma coisa é sem mais um restaurante em meio a vários em um marketplace e outra, totalmente diferente, é ter um app instalado no celular do cliente com a sua logo e toda a identidade visual.
5. Acesso a dados dos usuários
Um dos pontos que os marketplaces deixam a desejar aos lojistas é o acesso às informações dos clientes. Alguns dados deixados por eles podem ser bastante estratégicos para o negócio e vão muito além de saber o histórico de pedidos.
O app próprio pode ser desenvolvido pensando nas necessidades específicas da sua empresa e isso inclui o tipo de dados que deseja coletar e armazenar sobre os clientes.
Com base em informações como o endereço, faixa etária e até mesmo dias e horários de maior frequência de compras, o empresário pode elaborar promoções e campanhas muito mais eficientes.
6. Melhor gestão das vendas
Por fim, o mais importante de tudo é que o aplicativo próprio permite uma gestão melhor das vendas por considerar as particularidades de cada negócio em sua construção.
Então, em lugar de ter um sistema engessado, que é igual para todos e que nem sempre atende a todas as necessidades do estabelecimento, o empresário conta com um software que foi pensado e moldado para a sua empresa.
Nele, é possível configurar desde coisas mais simples como o layout, até elementos mais complexos como regras de negócios que envolvam descontos, alterações em pedidos, geração de relatórios mais elaborados, entre outros. Ou seja, a gestão não fica refém das limitações do software e pode ser feita de forma muito mais eficaz.
Como você pôde observar, ter um aplicativo próprio para delivery pode ser bastante vantajoso para o seu negócio. Ele pode ser o elemento que faltava para fortalecer a sua marca no mercado e dar início a uma trajetória de crescimento e expansão.
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