Cardápio digital para bares e restaurantes: como fazer?

A tecnologia está presente em nosso dia a dia e já chegou a lugares que, até pouco tempo atrás, pensávamos ser impossível de utilizá-la. O cardápio digital faz parte dessa inovação, que permite aos estabelecimentos do setor alimentício se modernizarem, atraindo e encantando cada vez mais clientes.

Neste artigo, vamos falar como funciona essa tecnologia e quais são as principais vantagens de adotá-la em bares e restaurantes. Também explicaremos o que é o cardápio digital com QR Code e como implementar essa tecnologia em seu estabelecimento. Confira!

Como funciona o cardápio digital?

O cardápio digital nada mais é do que uma versão tecnológica do cardápio físico. Sendo assim, ele conta com as mesmas características essenciais da versão tradicional, tais como a descrição dos produtos, fotos ilustrativas e seus respectivos preços. 

A diferença está no formato em que essas informações são apresentadas aos clientes, que pode ser por meio de um site, em um tablet colocado nas mesas ou em totens de autoatendimento espalhados pelo local. Tudo isso facilita a vida dos consumidores, o que acaba promovendo um aumento nas vendas.

Quais são as vantagens?

Adotar uma nova tecnologia é algo que gera incertezas nos empresários, e isso é completamente normal, afinal, estamos falando de custos e impactos na relação com os clientes. Por isso, listamos alguns pontos importantes para que você veja quais são as vantagens que justificam essa implementação.

Proporciona uma experiência diferenciada ao cliente

A concorrência no setor alimentício é bastante alta e isso faz com que seja cada vez mais importante investir em iniciativas que ajudem a atrair e fidelizar clientes.

Nesse sentido, a adoção de um cardápio digital proporciona uma experiência diferenciada às pessoas, muito mais dinâmica e moderna, já que os clientes podem visualizar suas opções de forma interativa e realizar seus pedidos com mais precisão e agilidade.

Facilita a customização de pratos

A customização de pratos é algo bastante comum nos restaurantes e lanchonetes. Ela pode acontecer desde pequenas alterações, como o pedido de retirada ou acréscimo de algum ingrediente, até a montagem completa do pedido de uma forma única, como acontece com maior frequência para saladas, sanduíches e massas em alguns tipos de estabelecimentos.

Com o cardápio digital, essa prática se torna mais fácil, pois o restaurante pode deixar as opções de alterações configuradas, com todas as suas possibilidades e limitações. O cliente tem mais liberdade para deixar seu pedido da forma que deseja, aumentando sua satisfação e potencializando a fidelização.

Elimina custos com impressão

A impressão dos cardápios gera um custo significativo para o negócio, pois não se resume a imprimir uma lista de produtos com seus preços. Mesmo nos modelos mais simples, com apenas uma folha frente e verso plastificada, é preciso contar com uma arte atrativa e uma diagramação que ajude a otimizar o uso do espaço sem prejudicar a legibilidade da peça.

No formato digital, um único cardápio pode ser visto por inúmeras pessoas ao mesmo tempo, o que elimina a necessidade de várias impressões. Além disso, ele pode ser acessado remotamente, facilitando as vendas por delivery, que foram o principal meio de sobrevivência das empresas do setor durante a pandemia de COVID-19.

Facilita uma maior variação no cardápio

Existem restaurantes que mantêm as mesmas opções de pratos há décadas no cardápio, e isso é muito interessante. Mas, mesmo nesses casos, os preços precisam ser atualizados, ao menos uma vez ao ano, para correção da inflação. No formato físico, isso se traduz em novas impressões e novos custos.

Vivemos uma era mais dinâmica em que é bastante comum ter que apresentar novidades ao público a todo momento, para mantê-los atraídos por sua marca. Diante disso, o cardápio precisa atuar como um aliado e não como um limitador. No formato digital, ele é muito mais simples de ser alterado na frequência que for necessária. Inclusive, é uma ótima opção para o lançamento de ofertas diárias diversificadas.

Reduz erros e falhas de comunicação

No modelo tradicional de atendimento a comunicação entre o cliente e o garçom ou atendente está sujeita a interferências diversas, como o barulho do local, por exemplo. Isso pode causar uma falha na compreensão e até mesmo na execução do pedido, e nada deixa o cliente mais insatisfeito do que receber algo que não está de acordo com o que pediu.

Com o cardápio digital, esses inconvenientes são evitados, pois ele é configurado para oferecer opções padronizadas e bem organizadas aos clientes. Eles também contam com campos de observação que permitem as customizações, como a escolha do ponto de uma carne ou acréscimo de um ingrediente.

Agiliza o atendimento de ponta a ponta

Todas essas facilidades proporcionadas pelo cardápio digital tornam o atendimento mais ágil ao longo de todo seu processo. O cliente não precisa esperar por um garçom para ver as opções disponíveis e fazer sua escolha. 

Com um sistema integrado, ele mesmo pode registrar seu pedido e apenas aguardar que fique pronto. A cozinha, por sua vez, recebe a demanda com mais precisão e de forma padronizada e imediata, reduzindo o tempo de espera do cliente e, consequentemente, aumentando a sua satisfação.

Cardápio digital com QR Code: o que é?

O QR Code é uma evolução do código de barras que tem se popularizado bastante nos últimos tempos. Ele é uma representação gráfica de um conjunto de informações que podem ser acessadas por um escaneamento simples com a câmera de um celular.

Habitualmente, as empresas atrelam o QR Code ao endereço de seus sites, para facilitar o acesso a seu público. No caso de restaurantes e lanchonetes ele se tornou uma excelente opção para exibir o cardápio digital aos clientes e pode ser fixado em placas acrílicas nas mesas, na entrada do local, ou mesmo ser incluído nas peças gráficas de divulgação online do estabelecimento.

Como fazer um cardápio digital?

Apesar de ter um conceito bastante simples, é preciso tomar alguns cuidados na hora de fazer o seu cardápio digital. O primeiro, e mais importante deles, é a escolha do parceiro que fará o desenvolvimento. Estamos falando de algo muito relevante para o seu negócio, por isso é necessário ter empresas de confiança ao seu lado.

Outro ponto a ser avaliado é a facilidade proporcionada tanto para os clientes quanto para a sua equipe com esse cardápio. Analise como é a usabilidade do sistema que está sendo desenvolvido e se não há pontos que podem deixar seu atendimento mais complicado.

Tomando esses cuidados, o seu estabelecimento poderá, enfim, atingir um novo patamar de modernização e evolução. A tendência é que, em poucos anos, as empresas que não tiverem cardápio digital não conseguirão acompanhar a concorrência. Então, não espere mais, confira a solução de cardápio digital da Cliente Fiel.

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