Cartão fidelidade digital: quais as vantagens e como fazer?

O seu estabelecimento já conta com um cartão fidelidade digital? Como empreendedor ou gestor de um negócio no setor alimentício, você já deve ter notado a importância de fidelizar os clientes e mantê-los ativos e engajados.

A tecnologia tem ajudado bastante nesse sentido, oferecendo ferramentas tanto para a gestão do negócio quanto para o atendimento e relacionamento com os clientes.

Neste artigo, vamos falar sobre o cartão fidelidade digital, por  que investir nessa iniciativa e quais são as vantagens que ele oferece. Também explicaremos como fazer um cartão desses para a sua empresa, como ele pode ser utilizado em cada tipo de estabelecimento e os benefícios de usar um aplicativo de fidelização. Confira.

O que é e como funciona o cartão fidelidade?

O cartão fidelidade é um programa de incentivo utilizado pelas empresas para a fidelização de clientes, que consiste na oferta de algum tipo de bonificação para aqueles que compram com frequência no local. 

A prática mais comum desse tipo de iniciativa nos estabelecimentos alimentícios é oferecer uma refeição gratuita ou com um desconto mais atrativo para quem consome mais de 10 refeições.

Contudo cada local deve definir suas próprias regras para o cartão fidelidade, considerando a melhor relação custo-benefício.

Por que investir em um programa de fidelidade?

O programa de fidelidade gera custos, assim como toda estratégia de fidelização, mas as vantagens obtidas compensam os esforços. Podemos começar falando do aumento no ticket médio dos clientes, o que melhora o fluxo de caixa e gera uma fonte mais consistente de entradas financeiras.

Outro benefício que merece destaque é que a fidelização gera uma maior proximidade dos clientes com a marca. Dessa forma, eles passam a defender a marca e a divulgá-la de forma espontânea, atraindo mais pessoas predispostas a conhecerem e se tornarem clientes.

Quais as vantagens do cartão fidelidade digital?

O cartão fidelidade digital é uma versão informatizada e automatizada do cartão fidelidade tradicional. Sendo assim, além das vantagens do programa em si, ele ainda agrega pontos positivos importantes vindos da sua natureza tecnológica.

O primeiro deles é que o formato digital elimina o problema da perda do cartãozinho por parte do cliente, já que as informações são devidamente registradas em um aplicativo próprio.

Outra vantagem interessante é que a liberação do prêmio pode ser feita de forma automática pelo sistema, que identifica o cumprimento dos pré-requisitos e disponibiliza a aplicação do desconto ou a concessão de produtos, conforme estabelecido no regulamento do programa. Tudo isso sem que o cliente precise pedir ou passar por uma conferência.

Como fazer um cartão fidelidade online para delivery?

Para fazer um cartão fidelidade online é preciso contar com um software especializado, que seja capaz de automatizar as regras criadas para o programa. É importante destacar que não são todos os aplicativos e sistemas de gestão para food service e delivery que contam com esse tipo de funcionalidade de forma nativa.

Por isso, é fundamental analisar bem um sistema antes de contratá-lo para garantir que ele cumpra com todos os requisitos necessários para atender plenamente seu negócio.

Do contrário, você pode acabar levando gato por lebre e tendo muita dor de cabeça com ajustes e falta de funcionalidades importantes no seu dia a dia.

Em quais estabelecimentos ele pode ser usado?

O cartão fidelidade digital pode ser usado em qualquer tipo de estabelecimento do setor alimentício, inclusive para aqueles que funcionam exclusivamente com delivery.

Trouxemos alguns exemplos de aplicação desse tipo de programa nos principais formatos de lojas que vemos no Brasil, acompanhe.

Cartão fidelidade para pizzaria

As pizzarias funcionam em dois formatos principais em todo o país: aberto, com salão ou exclusivamente para entrega. Em ambos os formatos é possível aproveitar as vantagens do cartão fidelidade digital. Alguns exemplos de programas são:

  • a cada 5 pizzas grandes, ganhe uma brotinho de sobremesa;
  • a cada R$ 200,00 em pedidos, ganhe um desconto de 20%;
  • a cada 10 pizzas grandes, ganhe outra pizza grande de qualquer sabor.

Cartão fidelidade para restaurante

Os restaurantes podem atuar com diversos tipos de culinárias, como a italiana, a japonesa e a tailandesa. Mesmo com tantas diferenças nos produtos, todos eles podem seguir práticas bastante similares em seus programas de fidelidade. Veja alguns exemplos bastante comuns nesse tipos de estabelecimentos:

  • a cada 10 refeições, ganhe uma grátis;
  • a cada 5 pedidos pelo aplicativo, ganhe uma sobremesa da casa.

Cartão fidelidade para hamburgueria

As burguerias se tornaram uma febre nos últimos anos e praticamente toda cidade do país tem ao menos um estabelecimento desse tipo. Trata-se de um negócio rentável e bastante atrativo para o consumidor, que costuma ser um pouco mais exigente em relação à qualidade dos produtos, mas que tem grande facilidade de ser fidelizado. 

Algumas ideias interessantes para um programa de fidelidade são:

  • a cada 5 pedidos do hambúrguer principal da casa, ganhe duas long necks;
  • a cada 10 pedidos, ganhe um copo para cerveja exclusivo;
  • a cada 5 pedidos, ganhe um pote de molho especial da casa.

Cartão fidelidade para lanchonete

A lanchonete é um local de alimentação rápida e prática. Dessa forma, o ticket médio desse tipo de estabelecimento é naturalmente mais baixo, mas pode ser potencializado com a ajuda de um programa de fidelidade bem definido. O ponto principal, nesse caso, é garantir uma frequência mais alta de retorno dos clientes, mesmo que o consumo por pedido ou visita se mantenha baixo. Confira algumas sugestões:

  • a cada 10 lanches, ganhe um;
  • a cada 5 lanches, pague apenas metade no 6º;
  • a cada 10 lanches, ganhe um sorvete.

Aplicativo de fidelização de clientes

Todas essas ideias podem ser implementadas de forma mais fácil e segura com a ajuda de um aplicativo de fidelização de clientes. Esse tipo de software é capaz de gerenciar o programa de fidelidade de acordo com o regulamento definido pelo estabelecimento, garantindo uma gestão automatizada e integrada ao sistema de gestão.

Seja qual for a regra que você escolher para adotar o cartão fidelidade digital, saiba que a escolha do software é fundamental para o sucesso da empreitada. Então, aproveite que agora você já sabe de tudo isso e conheça as soluções que a Cliente Fiel tem para oferecer ao seu negócio.

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