Você sabe colocar preço nos produtos do seu delivery?
Precificar os pratos é uma dúvida muito comum entre os donos de restaurantes e com o crescimento do mercado de delivery, muitas pessoas abriram uma loja apenas virtual nos aplicativos de entrega e aí surgem as dúvidas de como colocar preço nos produtos do seu delivery. Por isso, hoje estamos aqui para te ajudar com algumas dicas básicas, mas essenciais! Mas lembre-se, esse post é apenas um direcionamento para quem não sabe por onde começar e precisa ser adaptado à cada situação ou tipo de negócio.
Por onde começar?
Preciso ser mais barato que a concorrência? Eu calculo apenas o custo dos ingredientes? Quanto quero ter de lucro?
Muitas pessoas quando começam um novo empreendimento, principalmente em momentos de crise, não se preocupam com um plano financeiro, apenas juntam suas economias, pedem algum dinheiro emprestado e colocam a mão na massa! Mas ter um planejamento e saber como colocar preço nos produtos do seu delivery é essencial para que o negócio funcione bem. Se você ainda não fez isso, ainda dá tempo!
Na hora de precificar seus pratos, além dos gastos com os ingredientes necessários, temos alguns outros gastos para manter um estabelecimento funcionando que precisam ser incluídos nessa conta para chegar ao custo final dos pratos e manter o negócio funcionando.
Delivery x Estabelecimento físico
Quando você possui um estabelecimento físico é preciso colocar nessa conta os custos fixos e variáveis. Mas será que para quem tem delivery, isso se aplica?
A resposta para essa pergunta é: com certeza!
Estabelecimentos que só fazem entregas, possuem alguns gastos a menos que os que possuem loja física, como: móveis, garçons, impostos menores, aluguel, etc. Mas isso não significa que não terão que colocar os custos de funcionamento embutido nos pratos. Mesmo que você prepare os pratos na sua casa e entregue por aplicativo, precisa calcular alguns custos fixos e variáveis.
Dica: Não misture as finanças pessoais com as finanças do seu negócio!
Calculando custos fixos e variáveis
O cálculo de custos fixos e variáveis é uma das estratégias de precificação mais eficazes. Entender esses conceitos te ajudará a calcular e definir o preço de seus produtos.
Os custos variáveis são aqueles que variam diretamente com a quantidade produzida ou vendida, na mesma proporção. Como por exemplo:
- Custos de Matéria-Prima ou mercadoria
- Custos dos impostos
- Custos com vendas
- Marketing (recomenda-se que 5% do faturamento da empresa seja gasto aqui)
- Motoboy
- Manutenções
Já os custos fixos são os gastos que permanecem constantes, independente de aumentos ou diminuições na quantidade produzida e vendida. Os custos fixos fazem parte da estrutura do negócio.
- Salários e encargos (incluindo o salário do dono do negócio)
- Depreciação dos equipamentos
- Aluguel, condomínio e segurança
- Água, luz, telefone, gás e internet
- Material de limpeza
- Sistema de informática
- Contador
- Taxas de cartão e aplicativos
Após colocar tudo isso na ponta do lápis, você conseguirá chegar a um valor para os seus pratos que vão te possibilitar ter lucro e cobra o valor justo de seus clientes. E lembre-se, esse cálculo precisa ser refeito periodicamente porque a economia muito rápido, os alimentos aumentam de preço e as contas também!
Muito além do preço
Uma estratégia muito comum é que as pessoas baixam seus preços para serem competitivas, mas isso acaba tornando o negócio insustentável. Você precisa encontrar formas de gerar valor para a sua marca e assim ser escolhido pelos clientes
Foque na construção da sua marca, no marketing do seu estabelecimento, além da qualidade da comida e do atendimento e assim você terá clientes fiéis ao seu negócio e esses clientes provavelmente indicarão para os amigos. E consequentemente eles pagarão mais pelo seu produto.
Agora que você já entendeu o caminho para precificar seus produtos, é hora de colocar a mão na massa! E continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos como esse.