Como contratar motoboy para seu delivery?
Os motoboys são peça chave para criação de um delivery, por isso é tão importante investir nesse profissional. Mas antes de contratar motoboy para seu delivery é importante tomar alguns cuidados para não ter dor de cabeça no futuro. Continue lendo esse post para garantir que vai fazer a melhor escolha!
Dicas iniciais
Essas dicas não estão diretamente ligadas à contratação, mas são primordiais.
Fique ligado! Os motoboys tendem a ser profissionais com alta rotatividade, ou seja, eles trabalham em muitas empresas ao mesmo tempo e podem trocar de emprego a qualquer momento, sem aviso prévio. Por isso tenha algo atrativo para o motoboy permanecer no seu negócio por mais tempo.
Dica:Você precisa oferecer condições de trabalho dignas para esse profissional, mesmo que ele seja freelancer. Além da remuneração fixa, ofereça bonificações além do valor pelas entregas, combine um horário de trabalho que seja bom para o seu estabelecimento e para o profissional, disponibilize alimentação no local e pausas durante o trabalho, etc.
O importante é mostrar que você se importa com o bem-estar do motoboy e assim ele vai entregar o melhor serviço de entrega e o seu cliente ficará ainda mais satisfeito.
Formas de contratar motoboy para seu delivery
Há inúmeras opções de contratação, mas você precisa pensar qual se encaixa melhor no seu negócio e no seu bolso. Confira algumas das formas mais comuns:
- Contratar um motoboy registrado com carteira assinada: Esse modelo é indicado para negócios mais sólidos que já possuem uma segurança financeira. Afinal, contratar um profissional com carteira assinada tem um custo alto com encargos trabalhistas além do salário que precisa estar de acordo com o mercado. O lado bom de ter um profissional com carteira assinada é que ele sempre vai estar disponível para te atender dentro do horário de trabalho estabelecido.
- Contratar um motoboy MEI que te atenda de forma autônoma: Nesse modelo de contratação é como se você contratasse uma outra empresa para prestar serviços para você e é necessário a criação de um contrato de trabalho. Esse profissional não possui vínculo empregatício com a sua empresa e você não pode exigir dele nada além do que está no contrato estabelecido por ambas as partes. E cuidado com o tempo de trabalho! No MEI há algumas limitações para o tempo que esse profissional pode dedicar prestando serviço para você. Confira as regras para contratar MEI antes de optar por essa opção.
- Cadastrar o seu estabelecimento em um aplicativo: Quando você cadastra seu estabelecimento em aplicativos de entrega terceirizados (Rappi, Ifood, Uber Eats, Loggi) eles disponibilizam um motoboy para os pedidos realizados dentro da plataforma, mediante ao pagamento de uma taxa. A desvantagem é que você não tem controle sobre os profissionais que vão fazer suas entregas e é preciso analisar também se pagar essa taxa compensa.
- Contratar um serviço terceirizado de entregas: Há algumas empresas que disponibilizam motoboys para seu estabelecimento. Procure na sua cidade uma empresa de confiança para prestar esse serviço.
Mais dicas para encontrar motoboys
Pesquise em grupos no facebook;
O facebook é um ótima ferramenta para encontrar prestadores de serviço. Pesquise por “motoboys + nome da sua cidade” e encontre grupos de motoboys. Você pode encontrar motoboys que já publicaram seus serviços nesses grupos ou publicar a sua vaga. Para isso, coloque as informações completas, como: período de trabalho, valor pago, bonificaões, tipo de estableciemnto, etc. Assim somente vai te procurar quem realmente se interessa em trabalhar com você e você não vai perder tempo.
Mas cuidado, como você não conhece esses profissionais. busque referências.
Peça indicação de amigos
Fale com as pessoas que você conhece, porque a maioria delas já precisou do serviço de um motoboy e poderá te indicar. Mas antes de contratar motoboy para seu delivery, veja o perfil do profissional, dê preferência para aqueles que já trabalham com entregas de alimentos.
Busque motoboys de outros estabelecimentos
Quando você recebe alguma entrega na sua casa e gosta do serviço do profissional, peça o contato dele. Isso pode ser útil quando você precisar de motoboys no futuro. Quando um profissional está empregado, na maioria das vezes é porque ele presta um bom serviço e pode estar com um espaço na agenda para atender o seu estabelecimento também.
Grupos de whatsapp
Muitos donos de restaurantes se unem em grupos a fim de trocar informações e formar uma comunidade. Nesses grupos os membros sempre divulgam informações valiosas. A Cliente Fiel promove essa interação e criou alguns grupos de whatsapp divididos por cidade. Para entrar em um desses grupos clique nesse link e chama a gente no whatsapp e caso ainda não tenha um na sua cidade, nós podemos criar.
Essas foram algumas dicas de como encontrar um motoboy para o seu estabelecimento. Analise bem antes de contratar e com a experiência você vai entender qual método funciona melhor para o seu negócio!
Fique ligado no nosso blog para ler nossos conteúdos mensais com mais dicas incríveis!