Como divulgar meu restaurante e delivery nas redes sociais?
Você ainda tem dúvidas da importância de ter seu delivery nas redes sociais?
Foi-se o tempo em que grandes marcas investiam 100% da sua verba de mídia em canais off-line. Hoje em dia todos, desde o filho mais novo do seu vizinho até o dono do carrinho de cachorro quente estão nas redes sociais. Por que será que isso está acontecendo?
As pessoas, no geral estão em busca de se manter conectadas e de encontrar informação. A maioria delas não está mais interessada em propaganda que não leve algum conteúdo relevante. Todos estão em busca de informação, entretenimento e conexão.
Somente no Facebook, 92 milhões de brasileiros acessam a plataforma a cada mês, isso corresponde a 45% da população brasileira. Sim, é muita gente! Para cada pessoa a mais, uma oportunidade nova!
É hora de sentar na frente do computador, arregaçar as mangas e começar a explorar todo o potencial das redes sociais no seu negócio.
Você ainda tem dúvidas da importância de ter seu delivery nas redes sociais?
Foi-se o tempo em que grandes marcas investiam 100% da sua verba de mídia em canais off-line. Hoje em dia todos, desde o filho mais novo do seu vizinho até o dono do carrinho de cachorro quente estão nas redes sociais. Por que será que isso está acontecendo?
As pessoas, no geral estão em busca de se manter conectadas e de encontrar informação. A maioria delas não está mais interessada em propaganda que não leve algum conteúdo relevante. Todos estão em busca de informação, entretenimento e conexão.
Somente no Facebook, 92 milhões de brasileiros acessam a plataforma a cada mês, isso corresponde a 45% da população brasileira. Sim, é muita gente! Para cada pessoa a mais, uma oportunidade nova!
É hora de sentar na frente do computador, arregaçar as mangas e começar a explorar todo o potencial das redes sociais no seu negócio.
Crie contas nas redes sociais apropriadas
- FACEBOOK
Hoje em dia são inúmeras as opções de redes sociais. Crie contas apenas naquelas que você conseguirá atualizar e onde você consegue atingir o maior número de pessoas que possam se interessar pelo seu produto. Você pode começar criando uma Fanpage no Facebook.
Muitos de seus clientes, atuais e futuros, estão no Facebook. É lá que você terá a oportunidade de se aproximar deles, criando relacionamento, mostrando a cara da sua empresa e despertando desejo de compra.
Ao criar a sua página, não se esqueça de colocar o máximo de informações possíveis de contato, para ser achado facilmente caso alguém se interesse pelo seu produto. Acrescente o botão de pedir delivery.
Muitos clientes entram em contato pelo chat do Facebook para fazer pedido. Porém com o Cliente Fiel, você poderá implementar o botão de pedido personalizado com a cara do seu restaurante. Assim, seus clientes poderão fazer pedidos diretamente da sua página do Facebook, tudo de forma automática! É mais fácil para os clientes e para você.
Hoje em dia são inúmeras as opções de redes sociais. Crie contas apenas naquelas que você conseguirá atualizar e onde você consegue atingir o maior número de pessoas que possam se interessar pelo seu produto. Você pode começar criando uma Fanpage no Facebook.
Muitos de seus clientes, atuais e futuros, estão no Facebook. É lá que você terá a oportunidade de se aproximar deles, criando relacionamento, mostrando a cara da sua empresa e despertando desejo de compra.
Ao criar a sua página, não se esqueça de colocar o máximo de informações possíveis de contato, para ser achado facilmente caso alguém se interesse pelo seu produto. Acrescente o botão de pedir delivery.
Muitos clientes entram em contato pelo chat do Facebook para fazer pedido. Porém com o Cliente Fiel, você poderá implementar o botão de pedido personalizado com a cara do seu restaurante. Assim, seus clientes poderão fazer pedidos diretamente da sua página do Facebook, tudo de forma automática! É mais fácil para os clientes e para você.
- INSTAGRAM
Outra rede social importante para o seu restaurante é o Instagram. Por lá você pode compartilhar fotos dos seus pratos, dos ingredientes, ou mesmo do seu estabelecimento e equipe.
Essas imagens vão aparecer para seus seguidores sempre que você postar algo novo. É uma ótima rede social para despertar desejo dos seus consumidores e, por que não, a fome!
Outra rede social importante para o seu restaurante é o Instagram. Por lá você pode compartilhar fotos dos seus pratos, dos ingredientes, ou mesmo do seu estabelecimento e equipe.
Essas imagens vão aparecer para seus seguidores sempre que você postar algo novo. É uma ótima rede social para despertar desejo dos seus consumidores e, por que não, a fome!
- E MAIS…
Há outras redes sociais que também podem se encaixar no seu negócio como Youtube, Twitter, Pinterest e Google Plus. Analise se elas também se encaixam à proposta de seu restaurante, seu público e estratégia digital que pretende usar, e então crie uma conta.
Não crie e divulgue redes sociais que você não consegue atualizar, seja por questão de tempo ou conteúdo. Isso pode criar uma má impressão para o cliente, de desleixo e abandono.
Melhor ter uma conta atualizada constantemente, do que 5 atualizadas uma vez por semana.
Há outras redes sociais que também podem se encaixar no seu negócio como Youtube, Twitter, Pinterest e Google Plus. Analise se elas também se encaixam à proposta de seu restaurante, seu público e estratégia digital que pretende usar, e então crie uma conta.
Não crie e divulgue redes sociais que você não consegue atualizar, seja por questão de tempo ou conteúdo. Isso pode criar uma má impressão para o cliente, de desleixo e abandono.
Melhor ter uma conta atualizada constantemente, do que 5 atualizadas uma vez por semana.
Seja relevante, atual e frequente
De nada vale criar uma rede social se você não levar conteúdos relevantes para seu público.
Faça pequenos vídeos dos seus pratos, divulgue promoções, programas de fidelização e serviços como o de entrega.
Seja atual. Se possível, agregue fatos do cotidiano à sua comunicação na fanpage. Analise se é possível contextualizar para o seu restaurante algum fato sobre o qual todas as pessoas estão falando. Mas muito cuidado com temas delicados como política, religião e tragédias.
Para ter seu delivery nas redes sociais é necessário manter frequência nos posts para não cair no esquecimento do público. O ideal é postar pelo menos uma vez por dia em redes sociais como Facebook e Instagram.
No início, procure postar antes da hora do almoço, em dias de chuva e finais de semana, por exemplo. Com o tempo, passe a fazer testes e mais testes, em diferentes horários e abordagens, assim você poderá analisar e identificar as melhores conversões.
Com isso, você vai criando presença no dia-a-dia das pessoas, atraindo novos clientes.
Siga páginas de outros restaurantes que você tem como referência, para te ajudar a dar ideias de posts (sem copiar, claro) e tornar os seus cada vez mais atrativos.
De nada vale criar uma rede social se você não levar conteúdos relevantes para seu público.
Faça pequenos vídeos dos seus pratos, divulgue promoções, programas de fidelização e serviços como o de entrega.
Seja atual. Se possível, agregue fatos do cotidiano à sua comunicação na fanpage. Analise se é possível contextualizar para o seu restaurante algum fato sobre o qual todas as pessoas estão falando. Mas muito cuidado com temas delicados como política, religião e tragédias.
Para ter seu delivery nas redes sociais é necessário manter frequência nos posts para não cair no esquecimento do público. O ideal é postar pelo menos uma vez por dia em redes sociais como Facebook e Instagram.
No início, procure postar antes da hora do almoço, em dias de chuva e finais de semana, por exemplo. Com o tempo, passe a fazer testes e mais testes, em diferentes horários e abordagens, assim você poderá analisar e identificar as melhores conversões.
Com isso, você vai criando presença no dia-a-dia das pessoas, atraindo novos clientes.
Siga páginas de outros restaurantes que você tem como referência, para te ajudar a dar ideias de posts (sem copiar, claro) e tornar os seus cada vez mais atrativos.
Interaja com seu público
Ter seu delivery nas redes sociais vai levar você até seu público e seu público até você.
Ter seu delivery nas redes sociais vai levar você até seu público e seu público até você.
- ELES VÃO TE PROCURAR…
Eles vão te mandar mensagens, fazer comentários nas suas fotos e podem também, eventualmente, fazer uma reclamação de seu restaurante na sua página.
É importante que você interaja com esse público respondendo as suas dúvidas e reclamações o mais rápido possível, principalmente no segundo caso.
Um cliente insatisfeito busca resposta imediata para o ocorrido, por isso é importante ficar atento caso haja alguma reclamação na sua página e procurar responder o mais rápido possível, de uma forma que o ajude a solucionar o caso.
É importante ter jogo de cintura neste caso e bastante cautela ao interagir com esse cliente. Lembre-se que tudo se espalha em uma grande velocidade nas redes sociais.
Eles vão te mandar mensagens, fazer comentários nas suas fotos e podem também, eventualmente, fazer uma reclamação de seu restaurante na sua página.
É importante que você interaja com esse público respondendo as suas dúvidas e reclamações o mais rápido possível, principalmente no segundo caso.
Um cliente insatisfeito busca resposta imediata para o ocorrido, por isso é importante ficar atento caso haja alguma reclamação na sua página e procurar responder o mais rápido possível, de uma forma que o ajude a solucionar o caso.
É importante ter jogo de cintura neste caso e bastante cautela ao interagir com esse cliente. Lembre-se que tudo se espalha em uma grande velocidade nas redes sociais.
- E VOCÊ VAI PROCURÁ-LOS…
Em seus posts, faça também algumas perguntas para seu público, do tipo:
- Qual é o seu sabor preferido de pizza?
- Qual a sua hora preferida de pedir um sushi?
- Qual é o nosso melhor hambúrguer?
Isso causa engajamento, o que fará com que seus posts se espalhem e mais pessoas conheçam a sua página.
Em seus posts, faça também algumas perguntas para seu público, do tipo:
- Qual é o seu sabor preferido de pizza?
- Qual a sua hora preferida de pedir um sushi?
- Qual é o nosso melhor hambúrguer?
Isso causa engajamento, o que fará com que seus posts se espalhem e mais pessoas conheçam a sua página.
- #’S NO INSTAGRAM
No Instagram use hashtags, mas não exagere. Se usar muitas, pode parecer que está desesperado por curtidas.
Use algumas que possuem um grande fluxo de postagens, como #foodlovers, #pizza e #pizzalovers, por exemplo. Mas também use algumas mais específicas, para segmentar mais ao seu público direto, como #sushimooca #2PizzarPor1 e afins.
As hashtags funcionam como espécie de agregador de assuntos, logo todas as pessoas que usam uma determinada hashtag como #foodlovers aparecerão em uma lista de imagens, junto com outras postagens que usaram a mesma hashtag.
É uma chance de você ser encontrado por quem usa as mesmas, afinal estão interessadas no assunto.
No Instagram use hashtags, mas não exagere. Se usar muitas, pode parecer que está desesperado por curtidas.
Use algumas que possuem um grande fluxo de postagens, como #foodlovers, #pizza e #pizzalovers, por exemplo. Mas também use algumas mais específicas, para segmentar mais ao seu público direto, como #sushimooca #2PizzarPor1 e afins.
As hashtags funcionam como espécie de agregador de assuntos, logo todas as pessoas que usam uma determinada hashtag como #foodlovers aparecerão em uma lista de imagens, junto com outras postagens que usaram a mesma hashtag.
É uma chance de você ser encontrado por quem usa as mesmas, afinal estão interessadas no assunto.
Impulsione seus posts em momentos oportunos
Em algumas redes sociais como Facebook, é possível pagar para que o seu post chegue a um maior número de pessoas.
Apesar das postagens na fanpage serem gratuitas, o Facebook faz com que de forma natural elas alcancem apenas um pequeno percentual das pessoas que curtiram a sua página – aproximadamente 6% na data desta postagem –, isso significa que sua mensagem não vai aparecer para todos os usuários da sua página. Para que isso não aconteça, você deve impulsionar a sua publicação.
Em outras palavras, será necessário pagar para que o Facebook mostre seu post para mais pessoas, que curtiram ou não a sua página.
Quanto mais você investir, mais pessoas irá alcançar, então procure momentos oportunos para fazer esse investimento, como promoções, lançamentos e divulgação dos alimentos em dias em de maior pico de pedidos.
Em algumas redes sociais como Facebook, é possível pagar para que o seu post chegue a um maior número de pessoas.
Apesar das postagens na fanpage serem gratuitas, o Facebook faz com que de forma natural elas alcancem apenas um pequeno percentual das pessoas que curtiram a sua página – aproximadamente 6% na data desta postagem –, isso significa que sua mensagem não vai aparecer para todos os usuários da sua página. Para que isso não aconteça, você deve impulsionar a sua publicação.
Em outras palavras, será necessário pagar para que o Facebook mostre seu post para mais pessoas, que curtiram ou não a sua página.
Quanto mais você investir, mais pessoas irá alcançar, então procure momentos oportunos para fazer esse investimento, como promoções, lançamentos e divulgação dos alimentos em dias em de maior pico de pedidos.
Mostre que você também está nas Redes Sociais
Mostre para as pessoas que você está onde elas estão: nas redes sociais!
Aproveite os panfletos, imãs de geladeira, a própria embalagem da sua entrega, o baú do motoboy e todos outros meios possíveis para divulgar seu delivery nas redes sociais. Com isso você tende a conseguir mais seguidores.
Mostre para as pessoas que você está onde elas estão: nas redes sociais!
Aproveite os panfletos, imãs de geladeira, a própria embalagem da sua entrega, o baú do motoboy e todos outros meios possíveis para divulgar seu delivery nas redes sociais. Com isso você tende a conseguir mais seguidores.
Analise Resultados do seu delivery nas redes sociais
Aproveite as páginas do seu delivery nas redes sociais e faça testes de posts com formatos e temas diferentes. Veja como seu público reagea cada comunicação, a partir daí você vai passar a lapidar uma linha de comunicação em sua página.
Analise a quantidade de curtidas, compartilhamentos e comentários dos seus posts. Verifique os resultados dos seus posts impulsionados e se você conseguiu mais seguidores e conversões com essas estratégias.
Estratégias
Aproveite as páginas do seu delivery nas redes sociais e faça testes de posts com formatos e temas diferentes. Veja como seu público reagea cada comunicação, a partir daí você vai passar a lapidar uma linha de comunicação em sua página.
Analise a quantidade de curtidas, compartilhamentos e comentários dos seus posts. Verifique os resultados dos seus posts impulsionados e se você conseguiu mais seguidores e conversões com essas estratégias.
Estratégias
Apesar de parecer simples, trabalhar uma boa estratégia para seu delivery nas redes sociais demanda tempo e frequente análise quantitativa e comportamental.
De nada vale você simplesmente estar nas redes sociais, é necessário interagir postando bom conteúdo, que chame a atenção do público em meio a tantas outras postagens, que são geradas constantemente.
Sabendo alinhar esses pontos é possível criar uma estratégia eficiente, conseguir novos clientes e apresentar novidades para os que já são.
Apesar de parecer simples, trabalhar uma boa estratégia para seu delivery nas redes sociais demanda tempo e frequente análise quantitativa e comportamental.
De nada vale você simplesmente estar nas redes sociais, é necessário interagir postando bom conteúdo, que chame a atenção do público em meio a tantas outras postagens, que são geradas constantemente.
Sabendo alinhar esses pontos é possível criar uma estratégia eficiente, conseguir novos clientes e apresentar novidades para os que já são.
Quem somos
A Cliente Fiel é uma empresa de tecnologia há mais de três anos no mercado desenvolvendo soluções em aplicativos para delivery e fidelidade do seu negócio. saiba mais
A Cliente Fiel é uma empresa de tecnologia há mais de três anos no mercado desenvolvendo soluções em aplicativos para delivery e fidelidade do seu negócio. saiba mais