Como montar um delivery de pizza?
O delivery de pizza é um tipo de negócio bastante rentável e apresenta vantagens importantes quando comparado à pizzaria aberta ao público. O investimento em infraestrutura é bem menor, mas os desafios no atendimento são um pouco diferentes, afinal o contato à distância inspira alguns cuidados.
Neste artigo, vamos explicar como funciona um delivery de pizza e como fazer para montar um negócio desses gastando pouco. Além disso, vamos falar sobre como oferecer um bom atendimento aos clientes e tudo o que é necessário para ter uma pizzaria delivery de sucesso. Confira!
Como funciona um delivery de pizza?
O delivery de pizza ou Pizzaria Delivery é um estabelecimento que tem como foco o atendimento por meio do serviço de entrega. Dessa forma, a estrutura do local é majoritariamente voltada para o ambiente de produção das pizzas, tais como um espaço de higienização e preparo dos ingredientes, bancadas para abertura das massas, fornos e local para organização das pizzas prontas para serem entregues.
No que diz respeito à gestão, o delivery de pizza tem grandes semelhanças com qualquer outro tipo de estabelecimento do setor alimentício que seja focado no serviço de entregas. É preciso contar com bons equipamentos e fornecedores, contratar bons profissionais tanto para a produção quanto para o atendimento e ter um bom plano de marketing para a divulgação do negócio.
Como abrir uma pizzaria delivery gastando pouco?
Montar uma pizzaria delivery é mais barato do que montar um restaurante aberto ao público, ainda assim, é uma empreitada que requer investimentos. O mais importante é focar boa parte dos esforços na compra de equipamentos de qualidade, que garantam a produção de pizzas saborosas.
A melhor dica que podemos dar é: comece aos poucos. Uma produção enxuta é mais fácil de ser administrada e isso ajuda a entender melhor o negócio antes de expandi-lo.
Alugue um espaço bem localizado e preze pela qualidade, desde a escolha dos ingredientes até a forma como os clientes são atendidos. Cada detalhe faz toda a diferença no início e pode determinar o sucesso do seu negócio.
Como oferecer um bom atendimento?
Um dos principais desafios na gestão de um delivery de pizza está no atendimento aos clientes. Ao contrário de uma pizzaria comum, no delivery não há um contato presencial com as pessoas, tudo é feito por canais que oferecem certas limitações, como o telefone e o WhatsApp. Ainda assim, é possível atrair e fidelizar clientes quando se utilizam as estratégias certas.
Veja alguns dos pontos mais importantes para garantir um atendimento de excelência na pizzaria delivery:
- não deixe nenhum contato sem atendimento, seja pelo telefone, seja pelo WhatsApp;
- mantenha um diálogo educado e cortêz;
- trate o cliente pelo nome, sempre que possível;
- resgate o histórico de pedidos para criar um contexto para a conversa (por exemplo, “olá, Carlos, vi que você pediu uma pizza grande de calabresa da última vez, vai querer repetir o pedido, ou quer experimentar algo novo desta vez?”);
- envie mimos ou recadinho junto com a entrega para criar uma conexão.
O que é necessário para ter um delivery de pizza bem-sucedido?
O sucesso de um negócio depende de vários fatores, como a qualidade dos produtos oferecidos, a montagem de um bom time de profissionais, um bom atendimento e, acima de tudo, uma gestão eficiente dos processos. Confira algumas dicas valiosas para alavancar a sua pizzaria delivery.
Site e aplicativo personalizado
O site da pizzaria delivery é a sua principal vitrine. Nele, as pessoas podem conhecer as opções do cardápio, ver as promoções disponíveis e realizar seus pedidos. Por isso, é essencial que ele seja personalizado e traga todos os elementos que representam a diferenciação da sua marca.
Outro recurso muito interessante e que tem ganhado destaque nos últimos anos é o aplicativo próprio. Com ele, a personalização pode ser ainda maior e os recursos estarão todos disponíveis aos clientes nas palmas de suas mãos. É uma das melhores formas de se aproximar dos seus consumidores e aumentar suas chances de fidelização.
Atendente virtual para whatsapp
O atendimento é um ponto que inspira cuidado e atenção em qualquer tipo de delivery. Nem sempre uma pessoa dá conta de atender a todas as conversas do WhatsApp e um cliente ou outro pode acabar ficando insatisfeito. Para evitar esse tipo de problema, invista em um programa de atendimento automatizado.
Um atendente virtual é capaz de responder 100% das conversas, podendo ser utilizado apenas para dar início às conversas ou, até mesmo, para realizar todo o atendimento. Com base em inteligência artificial, esse recurso agiliza o processo e garante que todos os pedidos sejam anotados de forma precisa e eficaz.
Programa de Fidelidade
O programa de fidelidade é uma prática que aumenta a satisfação dos clientes, criando uma conexão muito forte deles com a sua marca. Um cliente fidelizado compra mais, com maior frequência e ainda indica a sua pizzaria para amigos e familiares. Dessa forma, é uma estratégia que gera muitos benefícios e que aumenta consideravelmente as suas chances de sucesso e crescimento.
Sistema para gestão de pedidos
Se a sua intenção é ter um negócio próspero, saiba que não conseguirá ir muito longe sem a ajuda da tecnologia. Uma gestão de pedidos manual é limitada e imprecisa, com grandes oportunidades de cometimento de erros, que acabam gerando entregas erradas e manchando a reputação da empresa.
Um sistema automatizado de pedidos ajuda a controlar as demandas, evitando que alguns deles sejam perdidos ou registrados de forma incorreta.
Sistema administrativo
Por fim, tenha um sistema administrativo que ajude a organizar toda a parte burocrática e gerencial do negócio. Não basta apenas comprar ingredientes, fabricar pizzas e vendê-las, é preciso analisar todas as informações para saber se a empresa está gerando lucro, se está crescendo, ou se precisa de alguma intervenção para melhorar seus resultados.
Montar um delivery de pizza não é algo que se faça da noite para o dia, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças! Seguindo as orientações deste post, você pode ter o seu próprio negócio e se dar muito bem no mercado. Então, mãos à obra!Gostou deste conteúdo? Aproveite para acessar nosso site e conhecer a Cliente Fiel!