Como reduzir despesas no seu estabelecimento para vencer a crise?

Estamos vivendo um momento inédito na nossa rotina e na economia do país e quem não se adaptar à nova realidade corre um sério risco de ser engolido pelo mercado. Infelizmente quem mais sofre com isso são as pequenas empresas, por isso, a Cliente Fiel decidiu te dar algumas dicas de como reduzir despesas no seu estabelecimento e ter mais uma chance de se manter firme em meio às adversidades.

Antes de iniciarmos as dicas, você sabe a diferença entre custos e despesas? São conceitos simples, mas que precisam ser explicados pois não saber essa diferença é um erro que pode ser crucial.

Diferença entre custos e despesas

Os custos são os gastos da empresa com o produto final e estão ligados à aquisição ou à produção de mercadorias, então, tudo que é essencial para que o seu produto seja entregue ao cliente é um custo. O seu foco precisa estar aqui, pois são os custos que geram receita para o seu negócio. 

As despesas são os gastos necessários para manter a estrutura do seu negócio funcionando, porém, não contribuem diretamente para a produção dos produtos que serão vendidos. 

Agora que esses conceitos estão mais claros, vamos para as dicas de como reduzir despesas no seu estabelecimento:

Custo com entregas

O delivery foi a alternativa encontrada por muitos comerciantes para manter seus negócios funcionando, mas ele pode acabar se tornando uma despesa. Por isso, é essencial responder algumas perguntas:

  • Como está o seu volume de pedidos?
  • Quanto custa para você cada entrega?
  • Qual a distância máxima para fazer uma entrega? 
  • Quem paga pela entrega: você ou o cliente
  • É melhor Investir em um motoboy próprio ou em uma empresa de logística?

Todos esses pontos precisam ser considerados antes de você decidir o método com o melhor custo-benefício para o seu delivery. 

Formas de atendimento

Quais canais de atendimento você utiliza para receber os pedidos? 

As opções são inúmeras, mas algumas não dão um bom retorno ou têm um custo muito alto. Por exemplo: o atendimento por telefone demanda um funcionário para atender, anotar os pedidos, repassar para a cozinha, garantir que as informações do cliente estejam corretas antes do pedido sair do restaurante. Todo esse processo abre espaço para muitas falhas e isso pode custar caro. 

Automatizar o atendimento, seja pelo whatsapp ou aplicativos, pode ser uma opção mais eficaz e barata. Além de possibilitar um feedback dos clientes. 

Quantidade de pratos no cardápio

Sabe aqueles pratos que você tem disponíveis no cardápio mas que só saem de vez em quando? Pense se vale mesmo à pena tê-los. Afinal, para garantir a satisfação do cliente é preciso que você tenha todos os pratos disponíveis e caso falte algum, ele pode se frustar. Além disso é preciso considerar o tempo e dinheiro que você irá gastar para comprar uma lista imensa de ingredientes. 

É melhor ter um cardápio enxuto e com alta rotatividade. Assim você garante a qualidade da comida e o tempo de entrega.

Agora é com você! O segredo é fazer um planejamento para o seu negócio e colocar tudo na ponta do lápis (ou na planilha) para entender o que são custo e despesas e decidir onde cortar. 

Fiquem ligados no nosso blog para mais dicas!

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One thought

  • Excelentes dicas ainda mais pra mim que estou começando agora, já tive estou muito satisfeito com seus serviços ainda mais com essas dicas !

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