Como usar o marketing por e-mail para aumentar o seu negócio de restaurantes
Você está usando uma estratégia consistente de marketing por e-mail para construir relacionamentos com seus clientes e obter mais clientes na sua porta?
Caso contrário, é um ótimo momento para começar. Neste artigo, analisamos como usar o marketing por e-mail para aumentar o seu negóciode restaurantes.
Mas, primeiro, para aqueles que estão na cerca sobre a viabilidade do marketing por e-mail, vejamos por que você deveria usá-lo.
Email Marketing é bom para o seu restaurante
Você sabia que existem mais de 1,86 bilhões de pessoas usando o Facebook mensalmente e mais de 328 milhões de usuários mensais do Twitter? São muitas pessoas.
Você pode estar se perguntando por que estamos te dizendo isso desde que estamos discutindo o marketing por e-mail. Isso é porque nós estamos batendo com você com mais três fatos surpreendentes:
- Existem três vezes mais contas de e-mail do que as contas do Twitter e do Facebook combinadas.
- Isso agrega até cinco bilhões de contas de e-mail em todo o mundo. Consequentemente, você pode acessar mais pessoas por e-mail.
- Uma pesquisa da Direct Marketing Association e Demand Metric descobriu que o e-mail tinha um ROI médio (retorno sobre o investimento) mais de quatro vezes maior do que outros formatos de marketing que eles analisavam, incluindo mídias sociais, mala direta e pesquisa paga.
Ponto de partida: seus seguidores do Facebook 2000+ não têm o mesmo valor que seus assinantes de e-mail 2000+ e o e-mail funciona.
Embora muito poucos de seus seguidores de redes sociais vejam suas postagens (a menos que você esteja pagando por eles), você pode ver as taxas de abertura de e-mail próximas de 40% se você estiver fazendo isso direito.
Então, o marketing de e-mail é forte, e você deve usá-lo. Vejamos como usá-lo para aumentar o seu negócio de restaurantes.
Envie uma oferta personalizada
Os e-mails promocionais são uma forma simples de e-mail que oferece desconto ou acordo para seus clientes.
Você pode incentivar as pessoas a se juntarem à sua lista de e-mail no seu restaurante ou on-line, prometendo-lhes ofertas consistentes e descontos.
Esta é uma ótima maneira de atrair pessoas para se juntarem à sua lista. Uma vez que eles se juntaram, cabe a você manter as ofertas futuras.
A chave para a oferta é segmentar seus clientes em sua lista de e-mail. Cada um de seus clientes tem necessidades e interesses exclusivos e um valor diferente para você.
Por exemplo, se você tiver clientes que apenas solicitem você online, este deve ser um segmento segmentado com ofertas de pedidos on-line.
Ou, você pode ter outro grupo de pessoas que apenas dine no seu restaurante. Este é outro segmento a ser segmentado com ofertas de jantar.
Reúna as informações corretas de suas inscrições de e-mail, e você pode até enviar um e-mail de aniversário direcionado aos clientes durante o mês de aniversário.
Com o tipo promocional de e-mail, você terá o melhor sucesso se você enviar um email regularmente e consistentemente com ofertas e informações relevantes para cada cliente.
Você pode, por exemplo, divulgar seu aplicativo de Entrega e Fidelidade feito pela Cliente Fiel por emails.
“A criação de conteúdo é importante ao criar e-mails.”
Nutre seu site leva
Você possui um formulário de inscrição no seu site? A maioria dos restaurantes faz, mas muitos deles não fazem muito com esses contatos além de enviar um par de e-mails por ano.
Se você cair nessa categoria, você tem uma oportunidade perdida em suas mãos, e é hora de mudar as táticas.
Uma vez que uma pessoa se inscreva no seu site, é hora de alimentá-los de forma contínua.
Isso começa com o e-mail de boas-vindas. Envie este e-mail imediatamente. Agradeça-os por se juntarem à sua lista e dizer-lhes o que eles podem esperar de você em futuros e-mails.
Crie e-mails adicionais para enviar automaticamente a esses clientes conforme prometido. Talvez seja uma vez por semana, ou mesmo uma vez por mês. Mas, siga e dê o que prometeu.
Configure seus clientes em uma campanha de gotejamento automatizada que forneça e-mails escalonados, e você irá nutrir essas pessoas através do relacionamento com seu restaurante.
Você também pode retargetar os clientes. Por exemplo, digamos que alguém encheu o carrinho de compras com a ordem dos alimentos, mas eles não completaram o pedido.
Você pode enviar-lhes um e-mail lembrando e encorajando-os a fazê-lo. Você pode até enviar um cupom como incentivo.
Nutricione os membros do Programa de Lealdade
Se o seu restaurante tiver um programa de fidelização de clientes, você pode usar a base com esses clientes valiosos regularmente através de e-mail.
É mais provável que os seus clientes voltem ao seu restaurante, uma e outra vez, se eles se sentem apreciados.
Envie-lhes atualizações em seus pontos. Inclua informações mensais e eventos especiais. Você pode até enviar uma receita ou uma dica para cozinhar.
O objetivo é enviar e-mails que nutrem e envolver seu cliente e, finalmente, acabar com eles jantar no seu restaurante.
Agora que analisamos algumas maneiras de aumentar o seu negócio de restaurantes, vejamos algumas boas práticas de e-mail.
Must-Dos para enviar e-mail
Siga estas dicas para enviar os melhores emails aos seus clientes.
- Todos os e-mails devem ser receptivos e compatíveis com dispositivos móveis. As pessoas costumam abrir e-mails primeiro em seus telefones, então eles devem render bem.
- Personalize e-mails. Adicione seu nome e segmentar seu conteúdo.
- Faça suas chamadas para ações visíveis e relevantes.
- Teste seus e-mails para ver quais conteúdo, imagens e linhas de assunto funcionam melhor. Compare os resultados das suas campanhas para ver onde você pode melhorar.
- Inclua links para suas páginas de mídia social em seus e-mails.
Pensamentos finais
Agora que analisamos como usar o marketing por e-mail para aumentar o seu negócio de restaurantes, é hora de se perguntar se você está fazendo o suficiente.
Se a resposta for sim, parabéns. Se a resposta for não, então é hora de juntar uma estratégia para o seu marketing por e-mail.
Você pode dirigir as vendas ao seu restaurante se você usar o marketing por e-mail, e você se destacará se você tiver uma estratégia de marketing por e-mail no local.
Faça isso criando um plano. Obter um calendário e começar a fazer uma lista de um mês ou dois de e-mails. Teste seu sucesso. Revise conforme necessário e comece novamente no próximo mês.
É uma coisa gloriosa ter obtido os endereços de e-mail dos seus clientes. Isso significa que você foi convidado para o seu santuário interno – sua caixa de entrada.
Este é um privilégio exclusivo concedido apenas a empresas de que desejam informações. Tome cuidado e envie aos seus clientes a informação que eles querem, quando eles querem.
Construa um relacionamento. Oferece coisas de valor, e em breve você encontrará o seu restaurante em expansão.
Quem somos
A Cliente Fiel é uma empresa de tecnologia há mais de três anos no mercado desenvolvendo soluções em aplicativos para delivery e fidelidade do seu negócio. saiba mais