Fidelização de clientes: 5 dicas para implementar no seu delivery

A fidelização de clientes é uma das estratégias mais eficientes para os empreendedores que desejam obter um crescimento sustentável do seu negócio. Um cliente fiel não apenas se mantém mais assíduo, como também é uma excelente fonte de propaganda positiva espontânea para a marca.

Assim como acontece com qualquer iniciativa, é importante saber a maneira certa agir para que as ações gerem os efeitos esperados. Sendo assim, este artigo vai explicar o que é e quais são os benefícios da fidelização de clientes além de trazer dicas muito importantes para você aplicar o quanto antes no seu delivery. Confira!

O que é fidelização de clientes?

A fidelização de clientes é um conjunto de ações desenvolvidas por uma empresa com a finalidade de manter seus clientes interessados e entusiasmados com seus produtos ou serviços. Em outras palavras, é uma forma de agradar seus compradores, fazendo com que eles estejam sempre satisfeitos com aquilo que recebem.

Cabe ressaltar que a fidelização não consegue ser sustentada por muito tempo com ações isoladas, como promoções de queima de estoque, por exemplo. É preciso estabelecer um plano de médio e longo prazo, com ações interligadas e recorrentes, por isso é algo tão desafiador e, ao mesmo tempo, recompensador.

Quais são os benefícios?

Ter clientes fiéis é ótimo para uma marca, mas demanda investimentos importantes e, por vezes, um pouco arriscados. Por isso, é muito importante conhecer os benefícios que estão em jogo para que se tome uma decisão consciente na hora de elaborar uma estratégia de fidelização. Acompanhe.

Aumento no ticket médio

Um cliente fidelizado tem um apreço maior pelo estabelecimento e tende a consumir mais e com maior frequência. Ele gosta dos produtos, conhece bem o cardápio e aproveita todas as oportunidades que tem para fazer novos pedidos. Com isso, o ticket médio desses clientes é bem maior, gerando entradas financeiras mais recorrentes e volumosas no caixa da empresa.

Menor custo com a aquisição de clientes

Um dos “efeitos colaterais” que merece destaque na fidelização de clientes é a indicação. A partir do momento em que um cliente está altamente satisfeito com um estabelecimento, ele instintivamente começa a falar bem desse local para todos ao seu redor. Isso atrai novos clientes para o delivery e acaba reduzindo a necessidade de esforços de marketing nesse sentido.

Fortalecimento da marca

Diante de toda essa “propaganda espontânea” a própria marca da empresa começa a se tornar mais conhecida entre as pessoas que fazem parte de seu público-alvo. Mesmo quem não tem contato direto com alguém que já tenha realizado algum pedido, acaba se interessando em conhecer, em função do volume de pessoas afirmando a mesma coisa. É o que chamamos de prova social.

Como fidelizar clientes no delivery?

Agora que você já sabe o que é e quais os benefícios da fidelização de clientes, vamos às dicas de como colocar tudo isso em prática em seu delivery.

1. Conheça o seu público

Antes de pensar em qualquer ação, busque compreender melhor o seu público. Avalie o perfil dessas pessoas, quais são os produtos que elas mais gostam, em quais dias da semana elas mais pedem cada opção do cardápio e até mesmo quais são seus hábitos diários que podem interferir na forma como eles interagem com a sua empresa.

Nem sempre o que seu público quer é uma promoção ou um combo. Ele pode estar em busca de qualidade, ou de um ingrediente em especial que só você oferece Existem muitas oportunidades de agradar os clientes, basta saber o que eles estão buscando.

2. Ofereça um atendimento personalizado

Se tem uma coisa que acaba gerando uma experiência negativa para o cliente de um delivery é a falta de personalização ou de proximidade no momento do atendimento. É essencial ter sempre em mente que estamos lidando com pessoas, que têm suas angústias, seus desejos e suas expectativas. 

Apesar de ser impossível agradar a todos, algumas práticas simples, como a cordialidade e o bom humor, costumam surtir bons efeitos em qualquer tipo de situação. Além disso, sempre que possível, trate seu cliente pelo nome e mantenha um histórico dos pedidos para criar uma contextualização a cada nova chamada.

3. Tenha um programa de fidelidade

Um programa de fidelidade é excelente para manter os clientes sempre ativos e engajados na marca. Ele pode ser uma simples cartela de acúmulo de compras com uma recompensa ou ainda algo mais elaborado, com pontuações diferenciadas conforme os tipos de pedidos. O importante é criar algo que faça sentido para seu público, que gere um aumento nas vendas e que não prejudique sua margem de lucro.

4. Ofereça cupons de desconto

Os cupons de desconto já se tornaram uma prática muito comum no mercado. Na hora de escolher um estabelecimento em aplicativos, como iFood e UberEats, por exemplo, muitas pessoas acabam optando por aqueles que oferecem algum tipo de vantagem financeira.

Uma ótima forma de fortalecer sua estratégia de fidelização é oferecendo cupons de desconto mais atrativos para quem realiza compras em seu aplicativo ou site próprios. Assim, você reduz os custos com o pagamento de plataformas de marketplace e, ao mesmo tempo, consolida seus canais e sua marca no mercado.

5. Leia as avaliações dos clientes

Por fim, um ponto onde a maioria acaba errando. De nada adianta pensar em estratégias lindas e robustas, se você não souber quais são os impactos reais que elas estão causando em seu público. As avaliações devem ser a sua principal fonte de informação na hora de pensar em qualquer iniciativa. 

Leia cada avaliação com bastante atenção, principalmente as negativas. Elas ajudam a identificar possíveis problemas que podem estar afetando as vendas ou mesmo a imagem da sua marca no mercado.

Lembre-se de interagir com as pessoas que deixam avaliações em seu site, redes sociais e apps de entrega. Esse vínculo é muito importante para tornar a percepção dos clientes cada vez mais positiva em relação ao seu estabelecimento.

Como vimos, a fidelização de clientes requer uma certa dedicação e precisa ser pensada de forma ampla e integrada em diferentes canais. Seguindo as dicas que demos neste artigo, você transformará seus clientes em verdadeiros defensores da sua marca.Gostou do artigo? Então, visite nosso site e conheça mais sobre a Cliente Fiel.

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