8 dicas para migrar o seu restaurante para delivery na pandemia do coronavírus

Aplicativo para delivery na pandemia

O seu estabelecimento ainda não implementou um delivery na pandemia? Charles Darwin, pai da teoria da evolução das espécies, afirmou que quem sobrevive não são os mais fortes, mas sim aqueles que melhor se adaptam às mudanças impostas pelo meio. Nunca sentimos essa afirmação de forma tão marcante quanto agora.

Adotar um serviço de entregas não é algo tão simples quanto possa parecer, afinal envolve uma série de providências que vão desde a forma como os alimentos são preparados e embalados, até a divulgação do negócio e a gestão de entregadores.

Pensando nisso, trouxemos 8 dicas para que você possa fazer essa migração de forma mais tranquila e eficiente, para alavancar de vez a sua marca. Confira!

1. Defina o diferencial do seu restaurante

Antes mesmo de pensar no delivery é muito importante agir de forma estratégica para atrair e fidelizar clientes de maneira mais efetiva.

O que as pessoas mais tem hoje em dia são opções de estabelecimentos do setor alimentício para escolher, mesmo quando fazemos recortes mais específicos. Basta pensar em quantas burguerias você conhece, ou em quantas casas de massas e pizzarias. 

Por isso, o primeiro passo é pensar em um diferencial para o seu negócio, algo que faça com que a sua marca se destaque das demais e se mostre mais interessante aos clientes.

Lembre-se que esse diferencial deve ser sustentável a longo prazo e deve proporcionar boas experiências às pessoas, que pode ser no atendimento, na qualidade dos produtos, no preço ou em qualquer outro aspecto.

2. Escolha o cardápio

O sistema de entregas impõe algumas limitações que precisam ser consideradas na hora de montar o cardápio do delivery.

Considere questões como a apresentação dos produtos, a embalagem e até mesmo uma mudança nos tamanho das porções para uma melhor adaptação ao processo de entrega.

Certifique-se de que os produtos possam ser acondicionados de forma segura ao longo do trajeto, para que os clientes recebam em suas casas uma refeição que esteja de acordo com as fotos divulgadas no site ou aplicativo.

3. Automatize o atendimento

O atendimento é um dos pontos chave de um estabelecimento alimentício e é ainda mais relevante no serviço de delivery na pandemia. É essencial que os clientes não fiquem esperando por muito tempo para serem atendidos, ou que tenham seus pedidos mal anotados ou ainda que sejam atendidos de forma impessoal.

A automatização do atendimento pode trazer mais agilidade para o atendimento, além de aumentar a padronização e precisão dos pedidos. Um bom sistema, próprio para delivery, pode ser personalizado para proporcionar uma experiência única de atendimento, que ajude a encantar o cliente e fidelizá-lo.

4. Reforce os processos de higiene

O delivery na pandemia enfrenta um desafio a mais com as questões de higiene e segurança alimentar. Os cuidados no preparo e embalo dos alimentos precisam ser redobrados e isso precisa ficar evidente para os clientes. Não basta fazer da forma certa, é preciso mostrar que todos esses cuidados estão sendo tomados.

Por isso, é interessante usar e abusar das redes sociais na divulgação de bastidores do restaurante, mostrando os funcionários utilizando luvas, máscaras e toucas, mostrando o processo de higienização dos alimentos em todas as etapas, desde a chegada dos ingredientes até o preparo das bancadas e embalo para a entrega.

5. Tenha cuidado com a embalagem

E por falar no processo de embalo, a embalagem dos produtos merece uma atenção especial nesse momento de pandemia. Além de garantir que o produto chegue até o cliente em boas condições de conservação, sem derramar ou se desfazer pelo caminho, ela deve evitar o contágio pelo coronavírus e a devida higienização na chegada à casa do cliente.

6. Invista na fidelização dos clientes

Assim como acontece no formato presencial, o delivery precisa investir na fidelização dos clientes para conseguir aumentar o volume de vendas de forma sustentável.

Uma forma de fazer isso é entregando alguns mimos junto ao produto, para surpreender positivamente os clientes. Seja um docinho para acompanhar um lanche, ou um sachê de álcool em gel, ou até mesmo um recadinho escrito na embalagem para dar um toque mais humanizado.

Outra estratégia é adotar um programa de fidelidade, que pode ser bem simples envolvendo a frequência de compras, ou mais robusto, com regras mais específicas e premiações maiores e mais atrativas.

7. Divulgue o seu delivery na pandemia

Todas as dicas acima são ótimas, mas não valerão de nada se as pessoas não conhecerem o seu estabelecimento ou não ficarem sabendo que ele está trabalhando com um serviço de entregas. Por esse motivo, a divulgação é um dos pontos mais importantes para alavancar o seu delivery.

As redes sociais podem ser grandes aliadas da sua marca nesse desafio. Ferramentas como o Facebook, Instagram e até mesmo o WhatsApp são bastante acessíveis para os clientes e contam com um bom alcance. Trace estratégias de marketing e faça com que seu público conheça e deseje o seu delivery.

8. Ofereça um ótimo serviço de entrega

Por fim, mas não menos importante, é fundamental cuidar de perto do serviço de entrega em si, desde a contratação de motoboys até a organização dos pedidos e do tempo de entrega.

Cada detalhe importa e pode fazer uma grande diferença na experiência proporcionada aos clientes, o que impacta diretamente em sua fidelização.

O ideal é contar com uma ferramenta que ajude a fazer toda essa gestão, de forma simples e prática para todos os envolvidos. Atente-se para a forma como o processo está sendo conduzido, analisando possíveis gargalos e pontos de melhorias.

Conte com profissionais sérios e de confiança, lembre-se de remunerá-los adequadamente e envolvê-los em algumas decisões que podem afetá-los para que tudo seja feito de forma mais produtiva para ambos os lados.

Sabemos que o cenário do mercado atual tem acrescentado novos desafios a cada dia para os empreendedores, mas a implementação do delivery na pandemia é uma excelente forma de manter o negócio ativo e rentável. Seguindo as dicas deste artigo, as suas chances de sair bem serão ainda maiores, então, não deixe de colocá-las em prática!

Agora que você já sabe como aproveitar o que o serviço de entrega tem de melhor a oferecer ao seu estabelecimento, confira as soluções em tecnologia que vão alavancar seus esforços e trazer melhores resultados para a sua marca. Acesse o site da Cliente Fiel e confira!

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