Programa de Fidelidade para Delivery: por que implementar?

programa de fidelidade para delivery

Está pensando em uma forma de engajar seus clientes e aumentar as vendas do seu estabelecimento? O programa de fidelidade para delivery é uma ótima pedida! Com ele, é possível aumentar a frequência de compras dos clientes e torná-los cada vez mais fiéis à sua marca.

Neste artigo, vamos explicar o que é esse tipo de programa e por que investir nele. Também listaremos uma série de benefícios que essa iniciativa proporciona, a importância de contar com um aplicativo nesse momento e como fazer para criar um programa de fidelidade para delivery altamente eficaz. Confira!

O que é um programa de fidelidade para delivery?

O programa de fidelidade é uma estratégia utilizada pelas empresas para estimular a compra regular dos clientes. Ele consiste na oferta de recompensas para as pessoas que se mantêm ativas, com consumo mais frequente e pode ser construído mediante diferentes tipos de exigências e premiações.

Um exemplo clássico são os cartões fidelidade, que são distribuídos em restaurantes e lanchonetes e contêm espaços a serem carimbados a cada compra. Ao acumular uma certa quantidade, o cliente é contemplado com algo de seu interesse, que, em geral, é uma refeição gratuita. 

Por que investir na fidelização de clientes?

A concorrência no mercado alimentício está cada vez mais acirrada e isso exige das empresas um esforço maior para atrair e fidelizar os clientes.

A fidelização não é apenas uma forma de manter os consumidores ativos, mas também uma forma de atrair novos clientes por meio de indicações. Uma pessoa satisfeita divulga sua marca gratuitamente e ajuda a melhorar a sua imagem no mercado.

5 benefícios de um programa de fidelidade

A implementação de um programa de fidelidade gera vários benefícios para o negócio, como estes que listamos a seguir.

1. Estimula a realização de compras mais frequentes

O primeiro ponto é também o foco principal de um programa de fidelidade para delivery: o estímulo às compras regulares e mais frequentes.

Toda iniciativa dessa natureza tem como premissa demandar um certo volume de compras do cliente para que ele receba sua recompensa. É justamente essa questão que viabiliza o aumento nas vendas.

2. Aumenta o ticket médio dos clientes

O programa de fidelidade faz com que cada cliente passe a comprar mais dentro de um mesmo espaço de tempo, pois ele sabe que será recompensado por isso.

Dessa forma, seu ticket médio tem um aumento considerável, em volume suficiente para compensar o prêmio oferecido e gerar ganhos para o negócio.

3. Amplia o acesso ao mix de produtos

Outro ponto interessante do programa de fidelidade é que ele permite aos empreendedores uma divulgação mais ampla do seu mix de produtos.

Os clientes podem experimentar novos pratos e receitas do seu estabelecimento para complementar suas compras e alcançar os requisitos do programa.

Com isso, é possível aumentar a variedade na oferta de produtos, facilitando, inclusive, a inserção de novas opções no cardápio.

4. Mantém a base de clientes aquecida

Quem é dono de um estabelecimento no ramo alimentício sabe que não adianta ter uma base grande de clientes se eles não realizarem compras regulares.

Com a ajuda de um programa de fidelidade para delivery bem estruturado, as pessoas são estimuladas a se manterem ativas, comprando com maior frequência. Em função disso, a empresa conta com um aumento no fluxo de caixa e uma melhoria em sua situação financeira.

5. Fortalece a relação entre a marca e seus consumidores

Por fim, todas essas questões culminam no fortalecimento da relação entre os consumidores e a sua marca.

Afinal, eles aumentam a frequência de compra, conhecem melhor seus produtos, têm acesso a uma variedade maior de opções e estabelecem um vínculo mais forte com a marca. É uma excelente estratégia para alavancar seu delivery.

Aplicativo para clientes fiéis

Vivemos na era digital e, diante disso, nada mais arcaico do que controlar um programa de fidelidade em cartõezinhos.

Hoje em dia, é muito fácil ter um aplicativo exclusivo que abarque todo o processo de venda e que inclua o programa de fidelidade, como é o caso do app para delivery que desenvolvemos aqui na Cliente Fiel. O uso de um aplicativo torna a gestão mais ágil, eficiente e moderna.

Como criar um programa de fidelidade?

O programa de fidelidade para delivery é bastante simples de ser criado, mas requer alguns cuidados para que seja ainda mais eficiente para o negócio. Veja as dicas abaixo.

Estabeleça as regras de forma estratégica

Antes de lançar seu plano de fidelidade, planeje-o de forma estratégica. Leve em consideração os produtos de maior e menor saída, itens que possam estar se acumulando no estoque e a oferta de novidades.

Estabeleça regras que ajudem a aumentar a proximidade dos clientes com a marca e, ao mesmo tempo, aumentar o volume de vendas de forma significativa.

Ofereça recompensas atrativas

O principal cuidado ao determinar as recompensas de um plano de fidelidade é pensar no que o cliente gostaria de ganhar e não no que a empresa pretende oferecer.

É importante encontrar um ponto de equilíbrio entre essas duas questões, para que o programa seja realmente atrativo e não gere prejuízos ao negócio com a distribuição dos prêmios.

Revise o programa periodicamente

Por fim, lembre-se que o programa de fidelidade deve ser dinâmico e estar sempre de acordo com as tendências do mercado.

Por isso, mantenha-se atualizado em relação ao que os clientes desejam, avalie a aceitação do programa regularmente e implemente mudanças sempre que perceber uma queda nas vendas. 

Como vimos, o programa de fidelidade para delivery é uma iniciativa de alto potencial para os estabelecimentos do setor alimentício. A oferta de recompensas atrativas aos clientes faz com que eles se sintam motivados a comprar cada vez mais e em uma frequência maior, aumentando o ticket médio e gerando excelentes resultados financeiros para a empresa.

Se você ainda não conta com um programa assim, essa pode ser a hora de começar!Gostou do conteúdo? Então, que tal saber mais sobre o assunto e sobre como melhorar as vendas e os resultados do seu delivery? Confira as soluções que a Cliente Fiel tem a oferecer para o seu negócio!

Deixe uma resposta