Promoções impactam na fidelização de clientes?
Nesse texto vamos esclarecer uma dúvida frequente dos nossos clientes: Promoções impactam na fidelização de clientes? Mas antes de responder essa pergunta, você sabe o que é promoção?
Ao longo desses 5 anos de existência da Cliente Fiel, percebemos que muitos dos nossos clientes confundem promoção com fidelização de clientes.
Assim, as promoção de vendas, como as ações de fidelização são ferramentas importantes para o crescimento do seu negócio, porém, estes dois conceitos são diferentes.
Afinal, o que é promoção?
“É um conjunto de métodos e recursos que visam a aumentar o volume de vendas de um produto ou serviço, durante um período de tempo determinado.” (Sebrae)
Ou seja, promoção não tem a ver exclusivamente com redução de preços ou descontos. Ela está relacionada com promover o seu negócio, gerando incentivos para que as pessoas conheçam e consumam o seu produto.
Pontos positivos
- Visibilidade do negócio
Se a promoção for bem planejada, ela pode cair no gosto dos consumidores e criar ou melhorar a imagem do seu negócio.
- Aumento no número de clientes
Promoções ajudam você a trazer novos clientes para o seu negócio. Mas lembre-se sempre de definir prazos e objetivos.
Uma dica é: Aproveite datas comemorativas!
- Rotatividade de produtos
Se você tem um produto que não vende tanto, ao colocá-lo em um combo com um dos campeões de vendas do seu negócio, você pode aumentar as vendas.
Pontos negativos
- Promoções muito longas
Prolongar uma campanha por muito tempo é ruim, pois o benefício adicional pode incorporar-se ao produto ou serviço, reduzindo o impacto e os resultados da ação promocional.
- Promoções enganosas
Quando você dá um desconto no seu produto, certifique-se que esse desconto seja real. Se você não corresponder às expectativas dos clientes, corre o risco de que a promoção pareça enganosa ou apelativa.
- Excesso de promoções
Promoção demais tiram o valor do seu negócio. Se todo semana seus produtos estão com 50% de desconto, você acaba perdendo a credibilidade.
Promoção x Fidelização
Então, respondendo a pergunta inicial desse texto, podemos dizer que promoções impactam na fidelização de clientes sim! A promoção não só é um dos passos que antecedem a fidelização de clientes, como também ajudam a tornar os seus clientes fiéis, mas você vai precisar de um pouco mais de esforço do que apenas diminuir os preços.
O cliente que chegou ao seu negócio por causa daquela campanha de compre 2 pague 1, nem sempre vai voltar. A não ser que ele tenha um motivo muito forte, como: qualidade da comida, tempo de entrega, atendimento e outros fatores que fazem seu negócio ser atrativo aos olhos dele. Essa fidelidade é conquistada mediante uma série de processos e estratégias que agregam um real valor para o cliente: estreitar o relacionamento, conhecê-lo melhor, entender seus hábitos de consumo, apresentar novos serviços e oferecer um atendimento personalizado.
Sem dúvida, todo esse conjunto de ações aumenta o valor agregado que seu estabelecimento pode oferecer e eleva seu estabelecimento a outro nível!
Pesquise bem o seu mercado antes de sair por aí criando promoções aleatórias e invista em um programa de fidelidade!