Embalagem para delivery: como escolher?
O setor de alimentação passou por um grande impacto em função da pandemia, ao mesmo tempo em que se viu diante de uma grande oportunidade: a expansão dos negócios para a modalidade de entrega. Com isso, novos desafios surgiram e um deles é a escolha da embalagem para delivery.
Neste artigo, vamos falar sobre a importância de escolher a embalagem certa para cada tipo de alimento e listaremos as principais opções utilizadas atualmente no mercado. Ao final, ainda daremos uma série de dicas para fazer essa escolha de forma eficiente para o seu negócio. Confira!
Por que é importante escolher uma boa embalagem para delivery?
A migração dos restaurantes para o delivery na pandemia fez com que muitos deles se enveredassem por caminhos que, até então, sequer estavam em seus planos. Com isso, algumas coisas precisaram ser adaptadas e outras incluídas na rotina do estabelecimento. É o caso das embalagens para delivery.
No formato presencial, o alimento é servido em pratos e vasilhames que deixam a comida exposta, pronta para o consumo. No delivery, é preciso pensar na conservação das características do alimento durante o deslocamento, desde itens como a temperatura e crocância de certos itens, até a apresentação diante dos “chacoalhos” aos quais a entrega será submetida no caminho até o cliente.
Dessa forma, é essencial escolher a embalagem certa, que garantirá o mínimo de danos ao produto e que também permita trabalhar a imagem da marca junto aos consumidores.
Quais são os principais tipos de embalagem para delivery?
Hoje em dia, existe uma infinidade de opções de embalagem para delivery no mercado, veja os principais tipos, abaixo.
Papel
As embalagens de papel são ótimas opções para conservar a temperatura dos alimentos e são muito fáceis de personalizar por meio de impressão em alta resolução. Existem, inclusive, opções impermeáveis para alimentos mais líquidos.
Alumínio
O alumínio é perfeito para os alimentos forneáveis. Ele facilita o aquecimento em forno e são ótimas pedidas para marmitex e massas semi-prontas, por exemplo.
Papelão
O papelão é um clássico na venda de pizzas e salgadinhos de festa. Tem uma ótima capacidade de conservação da temperatura e pode ser uma boa para quem deseja adotar uma identidade mais rústica para a marca.
Plástico
O plástico é mais leve e conta com opções transparentes que ajudam na visualização dos produtos, mas não tem propriedades que conservam a temperatura dos alimentos. É uma opção bastante utilizada na venda de bolos, tortas e doces.
Isopor
O isopor é um dos materiais de maior eficiência na conservação da temperatura do alimento é indicado para os produtos muito quentes, como sopas e caldos, ou muito frios, como sorvetes e açaí.
Embalagens Recicláveis
As embalagens recicláveis são uma excelente alternativa para empresas preocupadas com o impacto ambiental que causam ou que tenham clientes com esse tipo de preocupação. Elas podem ser diferentes materiais e atendem a vários segmentos.
Embalagens Personalizadas
As embalagens personalizadas ajudam na fidelização de clientes ao levar uma diferenciação e um reforço da marca. Elas podem ser de papel, com impressões mais detalhadas ou até mesmo de papelão, com o uso de carimbos e escritas manuais.
5 dicas para escolher as melhores embalagens para delivery
Com tantas opções fica difícil saber qual delas é a melhor, não é mesmo? Pensando nisso, separamos 5 dicas que vão ajudar você a fazer a escolha certa para o seu negócio.
1. Considere as necessidades de conservação de cada produto
O primeiro ponto é avaliar quais são as características que precisam ser conservadas em seu produto para que o cliente fique satisfeito ao recebê-lo. As mais recorrentes são:
- temperatura;
- crocância e consistência;
- apresentação e montagem.
De nada adianta colocar um sorvete em uma embalagem de plástico para que ele fique bem-apresentado, se ele derreter antes de chegar na casa do cliente.
2. Escolha um design bonito e funcional
Atendidas as necessidades básicas, veja como tornar a sua entrega mais agradável aos olhos, afinal, é importante causar uma boa impressão visual. Lembre-se de escolher embalagens que conversem com o estilo da sua empresa e que ajudem a gerar identificação com os consumidores.
3. Trabalhe sua marca nas embalagens
Alguns tipos de embalagens permitem um trabalho mais aprofundado da marca, como o papel, por meio de impressão e o papelão, com a ajuda de carimbos. Em todo caso, você pode utilizar outros recursos, como adesivos, para deixar sua marca mais aparente e presente nos produtos entregues via delivery.
4. Avalie vários fornecedores
Este é um ponto de atenção muito importante: não se prenda a um único fornecedor de embalagens pois imprevistos acontecem. Caso escolha uma embalagem muito especializada, certifique-se de que a empresa fornecedora conseguirá te atender no longo prazo e tenha sempre um estoque maior caso o fornecimento sofra qualquer tipo de atraso.
5. Faça testes
Por fim, o ideal é que você faça vários testes antes de definir a embalagem definitiva que usará em seu delivery. Para isso, escolha duas ou três opções e utilize-as normalmente. Os testes podem ser realizados de forma simultânea, enviando parte das entregas com cada uma das opções, ou alternados, adotando uma opção de cada vez por determinado tempo.
O importante é elencar alguns itens de avaliação para serem verificados junto aos clientes. Pergunte a eles o que acharam da embalagem, se a comida chegou com uma temperatura boa, se ela não se misturou demais e se ela é bonita. Ao final, veja qual foi a embalagem que mais agradou e adote-a de forma definitiva.
Como vimos, escolher uma boa embalagem para delivery requer vários cuidados. É preciso pensar na conservação do alimento, em sua apresentação após o translado entre o restaurante e o cliente, e ainda em como ela pode ajudar na divulgação da sua marca. Apesar de tantos detalhes, não há complicações.
Tendo atenção aos detalhes e responsabilidade, você conseguirá encontrar a embalagem ideal para o seu negócio. Se você gostou dessas dicas e quer alavancar o seu delivery, precisa considerar o uso da tecnologia a seu favor. Acesse o site da Cliente Fiel e conheça as soluções que podem mudar a história da sua empresa!