Restaurante temático: como abrir e implementar o delivery?

Está pensando em montar um negócio no setor alimentício mas não sabe como se destacar? O restaurante temático é uma excelente alternativa! Nele você pode dedicar todos os esforços para proporcionar uma experiência única para seus clientes e torná-los mais fiéis e satisfeitos.

Apesar de todas as vantagens, esse tipo de estabelecimento demanda cuidados especiais desde a sua concepção até a sua operação no dia a dia. Por isso, trouxemos informações muito importantes neste artigo, para que você tenha um restaurante temático com delivery de sucesso!

Como abrir um restaurante temático?

O primeiro passo para abrir um restaurante temático é escolher qual será seu tema. Existem diversos fatores que influenciam nesse momento, tais como:

  • afinidade com o tema;
  • conhecimentos gastronômicos;
  • público a ser atendido;
  • região geográfica que será atendida;
  • tipo de concorrentes a serem enfrentados.

Após avaliar esses pontos e definir qual será o tema do seu novo restaurante, será preciso cuidar de algumas questões que estão relacionadas à rotina do estabelecimento. No caso de restaurantes com delivery, existem algumas preocupações a mais. Detalhamos as principais a seguir.

Cardápio

O cardápio é o ponto central de atenção de um restaurante temático, afinal trata-se de um local com uma proposta especial e diferenciada. Por isso, é fundamental ter muito cuidado ao definir os itens do cardápio, para que eles estejam condizentes com toda a temática do local e ajudem a fortalecer a marca.

Cabe ressaltar que o público de restaurante temático costuma ser bastante exigente quanto à fidelidade ao tema proposto. Sendo assim, muito cuidado na hora de inovar no cardápio para não confundir os clientes ou até mesmo desagradá-los.

Embalagens

Um dos fatores que ajudam um restaurante temático a encantar seus clientes é a decoração do ambiente de atendimento. Contudo, no formato delivery isso deve ser traduzido nas embalagens do sistema de entregas. Elas precisam compor a proposta temática do estabelecimento para proporcionar uma experiência de qualidade aos clientes.

Sendo assim, invista tempo e dinheiro na definição das embalagens. Pense nesse quesito como um dos principais diferenciais do seu negócio. Ele será responsável pelo primeiro contato direto do consumidor com o seu produto e, se a primeira impressão é a que fica, você não vai querer que ela seja ruim, não é mesmo?

Atendimento

O atendimento é outro ponto no qual o seu estabelecimento pode se diferenciar dos demais, principalmente daqueles que seguem no mesmo tema.

Não basta ser cordial, educado ou até mesmo brincalhão na hora de atender uma ligação ou o WhatsApp, é preciso anotar tudo com cuidado, garantir que o pedido seja produzido corretamente e manter o cliente informado do seu andamento.

Tudo isso pode ser realizado de forma muito mais fácil e eficiente com a ajuda de um sistema para delivery. Ele garante um atendimento mais ágil, além de reduzir a margem de erros e as chances de problemas nas entregas dos pedidos.

Como implementar o delivery?

Ter um restaurante temático presencial é diferente de tê-lo no modelo delivery. Existem muitas similaridades, mas o ponto de atenção deve estar nas particularidades envolvidas na migração para o delivery, principalmente no que diz respeito ao formato de atendimento.

É essencial dar total atenção ao cliente independentemente do canal de contato. Ele precisa ter suas mensagens do site ou aplicativo respondidas instantaneamente, bem como ter todos os detalhes do pedido devidamente anotados. Ele espera ter, no digital, uma experiência igual ou melhor que a presencial. Contar com os processos e ferramentas certas, nessa hora, é crucial.

5 tipos de cardápio temático

Como dissemos anteriormente, a montagem do cardápio é um dos pontos centrais de um restaurante temático. Para o delivery, o cardápio digital torna o atendimento ainda melhor, mas são as opções disponíveis que farão toda a diferença para os consumidores. Veja abaixo algumas sugestões de temas que fazem bastante sucesso no mercado.

Cardápio Japonês

A culinária oriental tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil e, dentre elas, a japonesa tem seus adeptos bastante fiéis. Trata-se de um tipo de comida que foge totalmente dos hábitos alimentares da nossa cultura, o que a torna ainda mais atrativa. O mais importante para quem deseja montar um restaurante japonês é garantir peixes sempre frescos e uma boa variedade no cardápio.

Cardápio Italiano

Se a culinária japonesa atrai por ser muito diferente da brasileira, a italiana já é uma tradição de séculos, principalmente em função da migração de famílias italianas para o Brasil no final do século 19.

Para ter um restaurante de massas de sucesso, é fundamental prezar pela qualidade dos ingredientes e dos processos, para agradar a um público que é mais tradicionalista e exigente.

Cardápio Vegano

O veganismo é um conjunto de práticas que visam eliminar o consumo de qualquer tipo de produto de origem animal. Trata-se de um dos públicos mais exigentes de todos, pois eles defendem uma causa que vai muito além da alimentação.

Isso faz com que o foco não seja apenas no cardápio, mas no estabelecimento como um todo. Além da variedade de pratos, é muito importante mostrar os cuidados em todo o processo, garantindo total aderência aos princípios do movimento.

Cardápio Fit

O cardápio fit é voltado para quem deseja ter uma alimentação mais saudável, em geral focado em perda de peso ou ganho de massa muscular. Esse tipo de cardápio precisa ter um acompanhamento rigoroso de um profissional de nutrição, oferecendo opções balanceadas para cada tipo de objetivo.

Cardápio Mineiro

A comida mineira está entre as queridinhas de muitas pessoas no Brasil todo por contar com ingredientes marcantes da culinária nacional e trazer a simplicidade do interior. Além de saborosa, costuma ser bastante afetiva, por isso é importante que a comunicação e a embalagem também reflitam esses elementos.

Agora que você já sabe como montar um restaurante temático e implementar o delivery para ele, é hora de botar a mão na massa. Comece definindo o tema do seu negócio e dê os primeiros passos para a realização de um projeto de sucesso em sua vida. 

Se você gostou do conteúdo e quer saber como a tecnologia pode te ajudar nesse momento, confira as soluções da Cliente Fiel.

Deixe uma resposta