Restaurante Digital: o que é e como implementar?

O setor de food service tem avançado bastante no que se refere à tecnologia, tanto no que se refere às questões administrativas e produtivas quanto em relação ao atendimento e fidelização dos clientes.

Nesse sentido, ter um restaurante digital está deixando de ser um diferencial de mercado para se tornar um fator de primeira necessidade para a sobrevivência do negócio.

Por mais que isso pareça um exagero, basta olharmos para o cenário de 2020, quando a chegada da pandemia obrigou o mundo todo a migrar para o digital. Quem se adaptou teve mais chances de sobreviver e superar a forte crise.

Neste artigo, vamos explicar o que é um restaurante digital e quais são os processos e atividades que podem ser digitalizadas na rotina do estabelecimento. Além disso, vamos mostrar como implementar a digitalização no restaurante de forma a garantir que ela seja bem-sucedida. Confira!

O que é um restaurante digital?

O restaurante digital é um estabelecimento do setor alimentício que conta com a tecnologia em grande parte dos seus processos, desde o atendimento aos clientes até a gestão administrativa e financeira do negócio.

Esse tipo de restaurante consegue atender consumidores de forma remota e oferecer uma experiência de qualidade a cada pessoa sem a obrigatoriedade de uma interação humana em todas as etapas.

O que pode ser digitalizado em um restaurante?

A digitalização de um restaurante pode ser realizada em diferentes níveis de profundidade, conforme a quantidade de processos que passam pela migração para o digital. Listamos, abaixo, as principais atividades que podem se beneficiar dessa iniciativa.

Atendimento

O atendimento é o primeiro ponto de contato do cliente com o estabelecimento e, no formato digital, ele pode ser feito por meio de diferentes canais.

Alguns deles podem ser automatizados, como é o caso do WhatsApp e do aplicativo próprio, tornando o atendimento mais ágil e eficiente. Uma comanda digital é criada e toda a gestão do atendimento é realizada com a ajuda de softwares especializados.

Cardápio

A digitalização do cardápio é indispensável para um restaurante digital, pois ele funciona como uma vitrine para os produtos do estabelecimento. Além de mostrar as opções, com fotos, descrições e preços de cada produto, o cardápio digital tem um custo bastante acessível e permite a inclusão de mudanças de forma mais fácil e prática do que a versão impressa.

Programa de fidelização de clientes

Sabe aquele bom e velho cartãozinho fidelidade que seu restaurante precisava carimbar a cada visita do cliente? Ele também pode ser digitalizado e garantir muito mais vantagens tanto para a empresa quanto para os consumidores. O cartão fidelidade digital é mais seguro e ainda faz a gestão do programa de fidelidade de forma automatizada.

Gestão financeira e administrativa

Administrar um restaurante de forma manual, nos dias de hoje, chega a ser impensável para quem deseja desenvolver seu negócio. Mas, para além da digitalização desses processos, é fundamental que haja a integração entre os sistemas utilizados no restaurante para que tudo flua da melhor forma possível. 

Gestão de motoboys

Uma das maiores dores de cabeça de quem trabalha com delivery é a gestão dos motoboys, inclusive esse é um dos fatores que os fazem recorrer aos aplicativos de entrega, tais como iFood e UberEats. Contudo, para fugir das taxas cada vez maiores desses marketplaces, o seu restaurante pode contar com um sistema que permita essa gestão interna.

Como implementar a digitalização em um restaurante?

Ter um restaurante digital não se resume a atender via WhatsApp ou a estar em plataformas de entrega. É preciso integrar mais processos de forma automatizada e ter a tecnologia como uma das principais aliadas do negócio. Sendo assim, separamos as principais iniciativas que devem ser tomadas para digitalizar um restaurante. Acompanhe.

Adote um cardápio digital com QR Code

O cardápio digital é o cartão de visitas do estabelecimento no meio virtual. É muito importante que ele seja bem feito, conte com fotos de boa resolução e descrições detalhadas e bem-elaboradas.

O uso de um QR Code ajuda a direcionar o cliente para um atendimento mais próximo, via chat ou WhatsApp, por exemplo, onde ele possa sanar suas dúvidas e fechar seu pedido.

Automatize os canais de atendimento

A grande vantagem do atendimento por canais digitais é a possibilidade de automação que eles oferecem. Vale muito a pena automatizar o WhatsApp e o chat do site e aplicativo para padronizar a agilizar o atendimento. Dessa forma, evita-se que o cliente fique esperando por muito tempo ou que seu atendimento seja perdido em meio a tantos chamados simultâneos. 

Tenha um aplicativo próprio para seu restaurante

Diante de tantas opções de marketplaces, é comum se perguntar se é vantagem ter um aplicativo próprio do restaurante. A resposta é sim! Além de reduzir os custos com o pagamento das taxas cobradas pelos aplicativos de terceiros, o aplicativo para delivery próprio permite a personalização do app, com todos o visual, recursos e integrações necessárias para garantir maior eficiência gerencial e operacional ao negócio.

Conte com um sistema completo de gestão

Por fim, é importante destacar que, para ter um restaurante digital, é preciso pensar de forma ampla e integrada. Portanto, não são as digitalizações isoladas que tornam um restaurante digital, mas sim a forma como essas digitalizações conversam entre si.

Desse modo, é fundamental contar com um sistema de gestão completo que permita a integração dos processos, desde o atendimento ao cliente ao pagamento online e automatizado. 

Como vimos, o restaurante digital não é mais algo do futuro, mas sim do presente. Os estabelecimentos que ainda não se adequaram às novas tecnologias estão fadados ao fracasso, pois não conseguirão se desenvolver de forma analógica.

Por isso, se você ainda tem dúvidas sobre a digitalização do seu negócio, lembre-se do quanto foi difícil superar a crise de 2020 e o quanto ela fortaleceu os hábitos tecnológicos dos consumidores.

Se você gostou deste artigo e entendeu a importância de adotar a tecnologia em seu restaurante, não espere mais! Conheça as soluções da Cliente Fiel e comece a transformação digital do seu negócio agora mesmo!

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