Como montar um delivery de açaí?
Já pensou em ter o seu próprio delivery de açaí? Essa pequena frutinha roxa caiu no gosto do brasileiro em todo o país e não para de gerar novos negócios. É um produto com boa saída, grande aceitação dos consumidores e de grande capacidade de customização e fidelização de clientes, o que aumenta as oportunidades de diferenciação no mercado.
Neste artigo, vamos abordar os principais pontos que você precisa ter atenção ao montar um delivery de açaí, envolvendo questões que vão desde a escolha do local até a gestão do negócio como um todo. Confira!
Estrutura básica necessária
Para começar, a primeira preocupação na montagem de um delivery de açaí é com a estrutura básica do local. A começar pelos equipamentos necessários tanto para manter o armazenamento dos produtos de forma adequada quanto para realizar diferentes tipos de preparos.
Outra preocupação importante é com o ambiente para o preparo dos alimentos. É essencial contar com um espaço com boa ventilação e bancadas de fácil limpeza. Também devem ser considerados os utensílios para o armazenamento e manejo dos produtos e ingredientes no dia a dia.
Alguns itens básicos, nesse sentido, são:
- freezer;
- liquidificadores de alta potência;
- refrigerador para produtos como leite e algumas frutas;
- armários;
- potes herméticos;
- boleadores.
A importância de um bom fornecedor
A escolha dos fornecedores influencia diretamente na qualidade do produto e do atendimento prestado aos clientes. No caso dos itens que estão diretamente relacionados com o preparo e entrega dos produtos, o ideal é que haja mais de um fornecedor, para evitar que, caso um deles não consiga atender a demanda por qualquer que seja o motivo, exista um de reserva para ser acionado.
Também é preciso cuidado na escolha de fornecedores e prestadores de serviços de outras questões que não envolvem diretamente a produção dos açaís, como é o caso de empresas de manutenção de equipamentos e desenvolvedoras de sistemas de gestão para delivery. Nesses casos, a experiência do cliente pode ser afetada e causar problemas graves e até mesmo prejuízos.
O que oferecer no cardápio?
Hoje em dia, um delivery de açaí precisa oferecer uma grande variedade de opções aos seus clientes para ser mais atrativo e se diferenciar. Ao mesmo tempo em que é necessário trabalhar com vários tipos de ingredientes, é essencial cuidar para não perder o controle diante de tantas coisas para administrar.
Uma excelente alternativa é permitir que o próprio cliente monte seu açaí, com base em produtos predeterminados. Isso pode ser feito com a ajuda de um cardápio digital, que permita a limitação da quantidade de elementos e a cobrança de adicionais.
Tenha cuidado com a embalagem
Um dos pontos que gerou mais dúvidas nos restaurantes que migraram para o delivery na pandemia foi em relação às embalagens e o mesmo acontece com os estabelecimentos que vendem açaí. Afinal, estamos falando de um produto altamente sensível à temperatura, que conta com acréscimo de ingredientes com outras características de conservação que dificultam seu transporte.
O ideal é contar com o isopor para ter um melhor isolamento térmico, mas também pode ser necessário enviar alguns dos ingredientes à parte para resguardar suas características. É o caso dos cereais, que precisam manter a crocância e os líquidos, como o leite condensado, para evitar o transbordamento.
Escolha qual região vai atender
A escolha da região a ser atendida é mais um fator muito relevante, já que isso envolve um estudo do público local e dos possíveis concorrentes já instalados. Focar apenas no delivery, sem o atendimento presencial, pode ajudar a encontrar um espaço mais barato e bem localizado do ponto de vista logístico para as entregas.
Considere fatores como frete e a gestão de entregadores nesse momento. Com a ajuda de um aplicativo próprio, é possível captar informações mais completas sobre os clientes atendidos e identificar se o local atual é a melhor opção ou se uma mudança de endereço pode ser mais estratégica.
Pense no marketing
Quem não é visto, não é lembrado. O seu delivery de açaí precisa ser conhecido pelas pessoas para conquistar os primeiros clientes e seguir em um movimento de expansão.
Uma boa estratégia de entrada é ter um cadastro em marketplaces, como o iFood e UberEats, mas outras iniciativas, como o cartão fidelidade, podem ser mais eficientes na fidelização e na captação de clientes melhores e mais frequentes.
Ofereça um atendimento rápido e personalizado
A grande diferença, do ponto de vista do cliente, entre um delivery e o presencial está na qualidade do atendimento. Muitas empresas acabam pecando nisso e colocando seus negócios em risco. Por isso, cuide para que seu atendimento seja ágil e eficaz. Use ferramentas como WhatsApp a seu favor, não deixe ninguém sem resposta e garanta que os pedidos sejam anotados corretamente.
No início, tudo isso pode ser feito de forma manual, mas, na medida em que o volume de demandas crescer, é fundamental contar com sistemas mais especializados. De toda forma, preze pela pessoalidade no atendimento e foque em proporcionar uma boa experiência aos clientes.
Faça uma boa gestão do seu negócio
Por fim, mas não menos importante, a gestão do negócio é o elemento que une todos os processos e pontas soltas e permite que tudo corra bem. São muitas frentes para cuidar, desde fornecedores e compra de insumos, até a preparação dos açaís, o atendimento aos clientes e a realização das entregas.
Se a sua intenção é crescer e ter uma marca de sucesso, o uso de um sistema administrativo será inevitável. Ele ajuda a controlar todos os processos e a garantir uma boa efetividade financeira para a empresa. Por meio de integrações, ele também faz com que o atendimento ao cliente seja mais eficiente e ainda gera insumos para a criação de promoções e o desenvolvimento de novos produtos.
Montar um delivery de açaí não é um bicho de sete cabeças, mas requer alguns cuidados. Seguindo as dicas deste post, você conseguirá dar início a um negócio que tem muitas oportunidades de crescimento e que pode te transformar em um empreendedor de sucesso e destaque no mercado.Se você gostou deste artigo e quer começar seu delivery com o pé direito, conheça as soluções da Cliente Fiel.