Editando sua fotografia de alimentos - Blog Cliente Fiel Delivery

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Editando sua fotografia de alimentos

Depois de tirar suas fotos, você vai querer usar um software de edição de fotos  (há soluções gratuitas e pagas) para fazer alguns retornos leves. Você não quer fazer muita edição, mas alterações cuidadas no equilíbrio de cores e sombreamento darão às suas fotografias um visual mais polido e profissional.

Aqui está uma foto de comida antes de fazer qualquer retoque:

foto de comida antes do photoshop



A comida é banhada lindamente e há um equilíbrio interessante para a composição. Tudo parece bem iluminado e a imagem é um ótimo começo para uma fotografia de comida perfeita, mas vamos tocá-lo um pouco para realmente revelar o sabor da fotografia.

Aqui estão algumas etapas de edição que tomamos nesta fotografia que você quer fazer em sua própria fotografia:

1. Afina a imagem : de um modo geral, sua imagem deve ser bastante nítida, supondo que você tenha usado uma câmera estável e uma iluminação clara. No entanto, alguns ajustes para a nitidez da imagem darão às bordas mais definição e ajudarão a diferenciar aspectos da imagem.

afiar uma foto de comida no photoshop

No Photoshop e outras plataformas de edição de fotos, você pode aprimorar uma imagem aplicando o que é chamado de uma máscara do Unsharp . Os filtros de máscara Unsharp aumentam o contraste entre pixels adjacentes, dando às bordas da imagem um visual mais definido. 
Unsharpen mark na foto de comida no photoshop

Unsharpen mark na foto de comida no photoshop

As máscaras Unsharp oferecem três opções de ajuste:

Raio : isso controla quantos pixels adjacentes a bordas de alto contraste serão afetados pelo filtro. Se você estiver com uma foto contém menos objetos maiores, pode ajustar isso para um raio superior de cerca de 2. Para imagens com elementos mais complexos e linhas mais nítidas, você deseja usar um raio inferior entre 0,05 e 1. Para a nossa imagem acima , usamos um raio de 0,7 porque existem muitas linhas afiadas na louça. 

Quantidade: esta opção controla a quantidade de contraste que será aplicada nas bordas da imagem. Normalmente, com imagens de comida, é melhor manter isso mínimo. Uma grande quantidade de nitidez pode dar uma sensação mais "corajosa" às suas fotografias e, embora isso possa funcionar para alguns tipos de fotografia, alimentos corpulentos podem parecer pouco apetitosos.

Limiar: isso ajusta o quanto da imagem é afetada pelo filtro. Um valor de 0 aplicará o filtro a toda a imagem. À medida que você ajusta o limiar, as áreas de alto contraste da fotografia serão afiadas, enquanto as áreas com pouco contraste não serão. 

No exemplo acima, mantivemos o limiar em 0 porque a abundância de linhas nele se beneficia de um limite mais baixo, mas sinta-se livre para ajustar isso um pouco mais alto se a sua fotografia alimentar contiver objetos maiores e menos linhas.

2. Fix White Balance: balanço de brancos refere-se à tonalidade das partes brancas de sua fotografia. Ajustar o equilíbrio do branco pode ajudar a fazer com que uma imagem pareça mais "quente" ou "legal", dependendo de como você a ajusta.

Ao tirar fotos de alimentos, usar um branco mais quente fará com que o alimento pareça mais apetitoso do que a luz mais fria:

iluminando sua fotografia de alimentos

O balanço de brancos pode ser ajustado de diferentes maneiras, dependendo do editor de fotos que você está usando . Para o Photoshop, você pode ajustar isso selecionando a imagem e selecionando Ajustes> Balanço de cores.

balanço de cores photoshop para alimentos

3. Ajuste Brilho / Contraste: o contraste é a separação entre as áreas mais sombrias e mais claras da sua fotografia. A adição de maior contraste entre partes claras e escuras da imagem lhe dará mais detalhes. 

ajustar brilho e contraste da imagem alimentar

O software de edição de fotos diferente terá diferentes maneiras de ajustar o brilho e o contraste das suas fotografias. No Photoshop, você pode fazer isso selecionando Layer> New Adjustment Layer> Brightness / Contraste. Isso lhe dará um painel com controles deslizantes que lhe permitem ajustar o brilho e o contraste da sua fotografia. 

Dar um ligeiro impulso ao seu brilho e contraste irá trazer a diversidade de cores, destaques e sombras em sua foto e fazer uma imagem mais atraente.

4. Ajustar a saturação: a dica final para editar suas fotos é um ligeiro aumento na saturação de suas fotografias. A saturação descreve a intensidade das cores na sua fotografia. 

Quando se trata de fotografia de alimentos, cores mais saturadas e quentes tendem a ser mais apetitosas. Pense na cor intensa de suculento, carne vermelha ou uma fatia laranja brilhante de manga. Adicionar apenas um pouco de saturação em uma imagem de comida é uma ótima maneira de trazer as cores da sua fotografia e fazer a imagem parecer ainda mais deliciosa. 

ajustando a saturação da imagem alimentar

Estas são apenas algumas técnicas básicas de edição de fotos, mas mesmo com todas essas técnicas aplicadas, podemos ver uma grande diferença na aparência da imagem:

antes e depois de editar uma foto de comida

Há técnicas de edição muito mais avançadas que você pode aplicar se você for um editor de fotos experiente, mas mesmo algumas mudanças básicas e pequenas podem fazer uma grande diferença.

Dica final: seja criativo


A fotografia alimentar é uma arte, não uma ciência exata. Embora essas sejam algumas orientações aproximadas que o ajudarão a obter melhores fotos de sua comida, não permita que eles o impedem de experimentar filtros, técnicas de iluminação e composição que possam trazer uma vantagem criativa para sua fotografia.

Há uma tonelada de maneiras incríveis e interessantes de brincar com sua comida. Não tenha medo de tentar coisas novas - como usar comida para esculpir uma paisagem ou fazer sobremesas que se parecem com animais bonitos .

Uma visão única do conceito de fotografia de comida é uma ótima maneira de dar suas fotos uma vantagem. A perspectiva mais única que você pode trazer à sua fotografia de alimentos é mais provável que você atenda a atenção desses usuários de redes sociais que se deslocam através de seus alimentos. E no final do dia, chamar a atenção das pessoas - e, esperançosamente, seu paladar - é o que é mais importante.


Quem somos

Cliente Fiel é uma empresa de tecnologia há mais de três anos no mercado desenvolvendo soluções em aplicativos para delivery e fidelidade do seu negócio. saiba mais