Como usar o WhatsApp para delivery?

Imagem de atendente virtual de whatsapp para delivery

As redes sociais permitem que estejamos cada vez mais próximos e acessíveis e os negócios que se atentam a isso acabam levando uma certa vantagem. Neste sentido, o uso do WhatsApp para delivery merece uma atenção especial.

Por isso, neste artigo, vamos explicar por que os estabelecimentos do ramo alimentício devem fazer o atendimento via WhatsApp e como automatizá-lo para obter o melhor proveito do aplicativo. Além disso, vamos listar 5 benefícios que podem fazer toda a diferença para o seu negócio. Confira!

Por que usar o WhatsApp para receber pedidos?

Atrair mais clientes para o restaurante é um grande desafio, mas não é o único. Quando o assunto é o delivery, o formato do atendimento exerce uma forte influência na qualidade da experiência do consumidor, que pode se encantar e se tornar um cliente fiel, ou pode detestar e acabar difamando a marca entre amigos e familiares. 

Por isso, é fundamental escolher bem as ferramentas a serem utilizadas e, nesse sentido, o WhatsApp é um aplicativo que garante uma série de vantagens para as empresas, como explicamos a seguir.

É o aplicativo de mensagens mais utilizado no Brasil

De acordo com uma pesquisa realizada no site Mobile Time, o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros, o que é facilmente percebido em nosso dia a dia. Sendo assim, é um app que as pessoas já têm familiaridade, já têm instalado em seus telefones e não têm resistência em utilizá-lo.

Aumenta a proximidade da marca com os clientes

Por se tratar de algo tão presente no cotidiano dos clientes, a relação estabelecida nesse canal tende a ser mais natural e próxima. Afinal, a pessoa estará utilizando o mesmo aplicativo que usa para falar com os amigos, familiares e colegas de trabalho. É como se a sua marca começasse a fazer parte da sua rede de contatos.

Tem um custo baixo

O custo de usar o WhatsApp para o atendimento no seu delivery é praticamente nulo, de tão baixo. É importante ter um funcionário dedicado a ele, um aparelho de telefone ou um computador para a troca das mensagens, mas tudo isso faz parte de qualquer tipo de atendimento. Ou seja, não tem mensalidades ou gastos extras envolvidos.

Como automatizar o WhatsApp?

A automatização do WhatsApp pode ser realizada em diferentes níveis de profundidade. O primeiro passo é ter uma conta comercial, o WhatsApp Business, pois ele conta com funções específicas para empresas. Em seguida, é importante inserir as comerciais que vão ajudar seu cliente a ter alguns detalhes a mais, como endereço e horário de funcionamento.

Porém, o que mais se destaca na no uso do WhatsApp para delivery são as automações nas interação com os clientes, que podem ir desde uma resposta automática em período de ausência, até o uso de um chatbot que faça boa parte ou mesmo todo o atendimento. Esse pode ser um dos grande diferenciais na fidelização dos seus clientes.

5 benefícios do WhatsApp Automatizado

O uso do WhatsApp para o atendimento no restaurante gera inúmeros benefícios, dos quais trouxemos abaixo os 5 que mais se destacam. Acompanhe.

Atendimento personalizado

Na era em que tudo é automatizado para aumentar a capacidade de atendimento, as pessoas acabam sentindo falta de uma comunicação que as atinja de forma mais particular, para não se sentirem apenas mais um cliente no meio de tantos. 

Aliando a automação do WhatsApp com o atendimento humano, os pedidos podem ser melhor direcionados e o atendente tem em mãos mais informações para prestar um serviço mais personalizado a cada pessoa. Isso aumenta consideravelmente o nível de satisfação e fidelização dos clientes.

Resposta automática

As respostas automáticas ajudam a dar mais fluidez e agilidade para o atendimento, além de filtrar as ocasiões em que o atendente humano não seja estritamente necessário.

Por exemplo, uma pessoa pode estar em busca apenas do horário de atendimento ou querendo conhecer as opções do cardápio. Por meio de uma automação no WhatsApp, ela pode ter todas essas informações em apenas alguns cliques.

Agilidade no atendimento

A agilidade é uma das premissas mais importantes em um serviço de delivery, mas ela não começa a contar quando o entregador sai com o pedido do restaurante. Desde o primeiro contato estabelecido pelo cliente, o tempo começa a correr e o estabelecimento está sendo submetido a julgamento.

Com um aplicativo automatizado, é possível realizar um pedido em menos de 5 minutos. A integração com outros sistemas de controle interno agilizam a elaboração do pedido e, ao final, o cliente fica satisfeito com toda essa economia de tempo. Isso pode ser um importante diferencial para obter sucesso no momento de retomada das atividades presenciais, já com uma base de clientes fidelizados.

Precisão nos pedidos

Outro ponto crítico que é facilmente resolvido com o uso correto do WhatsApp para delivery é a precisão nos pedidos. Com um atendimento automatizado, o processo de abertura de uma comanda fica mais redondo, sem dúvidas ou aberturas para erros.

Mesmo os pedidos mais complexos, com restrições e várias observações, podem ser realizados de forma correta, promovendo uma imagem bastante positiva para a marca.

Fidelização de clientes

Diante de todos os benefícios citados até aqui, não resta dúvidas de que o uso do WhatsApp no atendimento do restaurante aumenta a fidelização dos clientes. Eles vêem que trata-se de uma empresa séria, que se preocupa em prestar um bom serviço e que valoriza uma boa comunicação. Isso reflete na percepção dos clientes e na fama que eles vão transmitindo a todos no seu entorno.

Como pôde ver, a qualidade no atendimento é um fator de grande relevância no setor alimentício, principalmente quando falamos do serviço de entregas. O uso do WhatsApp para delivery pode ser a solução que a sua empresa estava buscando para atrair, encantar e fidelizar os clientes.

Se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre como proporcionar melhorias para o atendimento do seu estabelecimento, confira todas as vantagens que você pode oferecer para os seus clientes com a ajuda da Cliente Fiel.

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